Instalada
na cidade de Barcelos, às margens do Rio Negro, no interior do Amazonas, a
empresa Ô Amazon Air Water começou a fazer um verdadeiro milagre: transformar a
umidade do ar da região em água engarrafada de alta qualidade e pureza, pronta
para exportação.
É
um projeto ecológico, de baixo impacto ambiental e no qual se projeta altos
lucros. A primeira safra, de 1080 garrafas, já está sendo na França, no
segmento de bebidas de luxo. Para se consumir um único frasco é preciso
desembolsar a bagatela de 70 euros, o equivalente a R$ 320,00. Segundo Cal
Gonçalves Júnior, fundador e gestor da empresa, foi o conhecimento da tecnologia
Atmosferic Water Generator (AWG) que viabilizou o projeto. A AWG permite a
retirada de água da umidade do ar e a torna própria para o consumo humano, por
meio de um processo de condensação e filtragem. As pesquisas para implantação e
desenvolvimento do produto duraram cinco anos. “A água é leve, tem baixa
mineralidade e não interfere no paladar”, diz Cal Júnior.
Mercado
de luxo.
A
idealização do produto envolve uma cultura de consumo diferente, que une o
negócio a valores de sustentabilidade ambiental. A garrafa de 750 ml é de
vidro, 100% reciclável, e a embalagem é uma caixa fabricada a partir madeira de
reflorestamento pela empresa Amazon Pack, vizinha da Ô Amazon Water. O produto
foi concebido para ser comercializado no mercado europeu. Começou pela França
e, em breve, estará disponível em doze países. “Nosso objetivo, por enquanto, é
posicionar a marca no mercado”, explica Cal Júnior. A venda acontece em
resorts, hotéis cinco estrelas, cafés de luxo e em outros lugares frequentados
pela elite mundial.
A
Ô Amazon Water está instalada em uma área de 1,75 milhão de m2, num terreno
cedido pela Prefeitura de Barcelos.
A
companhia produz oito mil litros de água por dia e doa, mensalmente, 15 mil
litros para a comunidade. Além disso, foi criado um fundo para o qual se
destina R$ 1 de cada garrafa vendida para projetos apadrinhados pela empresa.
“A intenção é gerarmos um ciclo virtuoso entre o negócio, a comunidade e a
natureza”, diz Cal Júnior.
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