segunda-feira, 27 de julho de 2015

POR QUE TEMOS MEDO DE BARATA?...

FONTE: Da Redação, TRIBUNA DA BAHIA.

Cientistas explicam que o habitat dos animais influencia no julgamento do ser humano.

A barata é um inseto temido por muitos e capaz de deixar crianças, adultos e idosos apavorados com sua presença. Mas você sabe por que as pessoas sentem medo de barata?
De acordo com cientistas, o “pânico” de barata não passa de um “nojinho”. Eles explicam que o habitat dos animais influencia no julgamento do ser humano. As baratas vivem em lixos, esgotos e ralos se alimentando de detritos, logo são odiadas.
José Albertino Rafael, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) cita um exemplo interessante para facilitar nosso entendimento.  "Algumas espécies de borboletas têm cores similares às das baratas, porém moram em árvores e em flores. Logo, nós as consideramos ‘graciosas’".
Você teria coragem de pegar em um rato que vive no esgoto? E um hamster que compramos na pet shot? Certamente o contato com um hamster é bem mais aceitável que um rato de esgoto, não é verdade? Este é mais um exemplo de como o habitat influencia na relação com o homem.
O cientista dá outra explicação para o medo de barata e diz que esse fenômeno também pode estar ligado às lembranças que temos da nossa infância. Normalmente as crianças veem os adultos com medo do inseto e essas situações ficam gravadas em suas memórias.

Baratas. 
Vivem 5 meses 
São divididas em 4 mil espécies espalhadas pelo mundo. 
Botam ovos 8 vezes na vida, com 40 filhotes por vez 
Aguentam uma semana sem cabeça ou sem beber e até um mês sem comer 
Têm 300 milhões de anos 
200 mil anos - Surgimento do Homo sapiens 
60 milhões de anos - Primeiros primatas 

65 milhões de anos - Meteoro que eliminou os dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário