quarta-feira, 29 de julho de 2015

PSORÍASE GRAVE AUMENTA O RISCO CARDÍACO, DIZ ESTUDO BRITÂNICO...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr, (portaldocoracao.uol.com.br).

Um estudo britânico demonstrou que pacientes com psoríase grave apresentam risco cardiovascular (CV) aumentado, independente dos fatores de risco tradicionais como, idade, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes ou colesterol elevado.

A psoríase (do grego psora "coceira" + sis"ação, condição") é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações.Cerca de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.

Os autores do estudo analisaram informações coletadas a partir de um banco de dados do Reino Unido, contendo informações de mais de nove milhões de pacientes. Foi considerado como portador de psoríase grave todo paciente que possuía CID (Código Internacional de Doenças) para este diagnóstico e necessitava o uso de alguma terapia sistêmica (fototerapia, radiação ultravioleta A, metotrexato, azatioprina, ciclosporina, hidroxiuréia, entre outras).

Foram incluídos 3.603 pacientes com psoríase grave e, para cada paciente no grupo psoríase, foram selecionados cerca de 4 pacientes sem este diagnóstico para o grupo controle (14.330 indivíduos).

A psoríase grave, após ajuste para outros fatores de risco cardiovascular, foi considerada fator de risco independente para morte cardiovascular após seguimento médio de 3,4 anos. Pacientes com psoríase grave apresentaram uma morte CV extra para cada 283 pacientes por ano, mesmo após ajuste para os fatores de risco tradicionais. O risco relativo (RR) de morte cardiovascular foi modificado pela idade: em pacientes com psoríase grave, o RR de morte CV aos 40 anos foi de 2,69, enquanto aos 60 anos foi de 1,92.

Os autores concluíram que pacientes com psoríase grave apresentam, independente dos fatores de risco tradicional, risco maior de morte cardiovascular. Estudos adicionais são necessários para determinar o mecanismo desta associação e o impacto que o controle da psoríase pode ter no risco cardiovascular.

Fonte: European Heart Jounal.


Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.

IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google".

Nenhum comentário:

Postar um comentário