sexta-feira, 31 de julho de 2015

UM QUINTO DAS CIDADES BRASILEIRAS ESTÁ EM EMERGÊNCIA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Os desastres causados por excesso de chuvas, ventos fortes e até granizo atingiram outros 141 municípios no Brasil.

Quase 22% dos municípios brasileiros estão com situação de emergência ou de calamidade pública. No total, 1.206 cidades do país tiveram esse tipo de condição reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional, sendo 949 cidades da região Nordeste. 
A  maioria dos decretos ocorreu por conta da estiagem (período intermediário sem chuvas), que afetou 707 municípios, ou da seca (período prolongado sem chuvas), um drama vivido por 358 cidades. Os desastres causados por excesso de chuvas, ventos fortes e até granizo atingiram outros 141 municípios no Brasil. 
Alguns dos mais recentes dos chamados eventos climáticos extremos atingiram os estados da região Sul, incluindo um tornado em Francisco Beltrão (PR), a 386 km de Curitiba. O número de cidades brasileiras atingidas por esses fenômenos, somente nos sete primeiros meses deste ano, já é quase igual ao da média histórica. 
Na série iniciada em 2003, em média, 1.416 municípios têm situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pela União. Contudo, de 2010 para cá, apenas em 2011 o número de cidades classificadas em uma dessas duas condições foi menor que esse índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário