sexta-feira, 24 de julho de 2015

RIR DIMINUI DOR DE DENTE? TPM DÁ MAU HÁLITO? VEJA MITOS E VERDADES...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

                                       

Pensa em saúde da boca e logo vem a sua cabeça que você deve escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com pasta, usar fio dental, e ir regularmente ao dentista? Pois é, tudo isso é verdade, mas também podem existir questões que você nem imagina. 

Alguns fatores fisiológicos podem atrapalhar a boa saúde bucal especialmente das mulheres. Pode ser difícil ver uma conexão, mas a TPM pode aumentar as chances de ter mau hálito em algumas mulheres, explica a dentista Ana Paula Brugnera.

"Além da TPM influenciar na produção hormonal, ela é um fator de tensão emocional e estresse. Esse fator diminui o fluxo de salivação, o que propicia o mau hálito. Durante a TPM também cai a imunidade, o que pode aumentar a proliferação de bactérias", afirma.

O mau hálito pode ser consequência de uma série de fatores, afirma a dentista Renata Rebuffo. "Vários fatores podem gerar o mau hálito tais como a presença de bactérias existentes em nossa cavidade bucal, devido a uma higienização deficiente, que podem inclusive acarretar em problemas de saúde periodontal, o hábito de fumar, a ingestão de alimentos com cheiro forte, como o alho, problemas no trato digestivo como a gastrite", explica. 

Por outro lado, rir da própria desgraça durante uma dor de dente, por exemplo, pode ajudar, segundo Brugnera.

"Toda vez que elevamos o espírito produzimos substâncias que são capazes de apaziguar as dores do corpo como um todo. Um estudo feito na Universidade de Oxford mostrou que indivíduos foram capazes de suportar até 10% mais dor após assistirem a vídeos engraçados", diz.

Cúrcuma ou pasta de dente?

A nutricionista Bela Gil, conhecida por promover uma alimentação para lá de saudável, chamou atenção ao indicar a cúrcuma para a escovação dos dentes. A informação foi posta à prova nas redes sociais e muito comentada por dentistas.

Em nota, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) afirmou que a Ciência não comprova a eficácia do tempero para a saúde dos dentes. "Não há evidência científica de que o uso de cúrcuma seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva. Outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá, por exemplo, também não têm respaldo científico", afirmou Marco Antonio Manfredini, secretário do Crosp.

O conselheiro lembra da importância do flúor contido na pasta de dente para evitar cáries, o que não é encontrado na cúrcuma. "O início da utilização de flúor na água de abastecimento público e em cremes dentais proporcionaram uma redução de mais de 60% das cáries [no país]", afirmou.

Segundo o dentista José Eduardo Rittes, que atua em São Paulo (SP), falta também ao tempero o abrasivo, que ajuda a remover películas que aderem ao dente e dá um polimento nas regiões escovadas.

"Eu não provei a cúrcuma, mas deve ter um gosto bem pior que pasta de dente. Imagina a população que já não gosta de escovar os dentes? Não faz o menor sentido", afirma.

Fuja de álcool e cigarro.

Aliar boas práticas de higiene a uma alimentação saudável, ao uso moderado do álcool e sem cigarro previne contra manchas e erosões nos dentes  e até ajuda a prevenir um câncer oral.

"Alimentos ácidos tais como o limão e o refrigerante podem causar a erosão ácida, já o consumo exagerado de alimentos doces sem a correta higienização, após o consumo, podem causar as cáries dentarias", diz Rebuffo.

Já o uso do cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas aumentam as chances de ter um câncer oral, que pode surgir na boca ou por toda a região do pescoço.


"O câncer de boca tem vários fatores de risco, como álcool e o cigarro. A presença de muitas bactérias e lesões bucais também podem beneficiar o surgimento do câncer, e elas se tornam mais incidentes quando não há a limpeza correta dos dentes e da mucosa", afirma Brugnera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário