FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Estudo inédito revela: quem leva as próprias
sacolas quando vai ao supermercado tende a comprar mais junkfood; entenda as
razões desse comportamento.
Pessoas
que se preocupam em levar sacolas reutilizáveis quando vão ao supermercado são
vistas como preocupadas com o ambiente. Um estudo realizado pelo Journal
of Marketing revelou um comportamento inusitado sobre estes consumidores:
eles tendem a comprar alimentos orgânicos e saudáveis, claro, mas
também são muito mais propensos a comprar aquilo que as mães e avós chamam
de “besteiras” – alimentos com alto teor calórico e níveis reduzidos de
nutrientes.
Uma
Karmarkar e Bryan Bollinger, autores do estudo, têm uma teoria para
explicar essa contradição: por agirem de forma responsável com o ambiente,
os consumidores ecologicamente corretos sentem necessidade de se recompensar
pela boa ação comprando alimentos engordativos e com excesso de sal
ou açúcar. O estudo é um dos primeiros a avaliar as mudanças no
comportamento de compra de quem utiliza as sacolas reaproveitáveis no
supermercado.
Para
chegar nestes resultados os autores fizeram experiências com 111 clientes
de uma rede de supermercados na Califórnia (69 mulheres e 42 homens, com idades
entre 18 e 72 anos). Eles analisaram o comportamento de consumidores que
levavam as próprias sacolas e também dos que utilizavam as do supermercado. O
resultado foi inesperado: a maioria dos clientes ecologicamente conscientes
tendeu a comprar mais chocolates, biscoitos, batata frita e outros, em relação
aos que usavam as sacolas do supermercado.
"Nossas
descobertas trazem resultados importantes para os gestores de supermercados.
Nas lojas onde sacolas reutilizáveis são populares, a comercialização de
alimentos orgânicos poderia dar margem a uma maior venda de alimentos
classificados como junkfood", disseram os pesquisadores em nota
do Journal of Marketing.
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