quarta-feira, 16 de março de 2016

SONO: SAIBA SOBRE OS RISCOS À SAÚDE POR CAUSA DE NOITES MAL DORMIDAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, apenas um terço da população consegue ter uma noite bem dormida. Problema pode desencadear graves prejuízos à saúde.

O Dia Mundial do Sono foi criado como forma de alertar a população sobre os riscos à saúde por conta de noites mal dormidas.
Promovido pela Associação Mundial de Medicina do Sono, o evento é comemorado em 18 de março e visa aumentar o conhecimento da população sobre a gravidade dos distúrbios do sono, bem como destacar o fato de haver prevenção e tratamento para a grande maioria dos casos identificados.
Neste ano, a campanha tem como tema: Uma boa noite de sono é um sonho acessível. “Esse é o desejo de todos, porém ele só se torna realidade para um terço da população mundial. O bom sono é uma das funções definidas entre os pilares da saúde, juntamente com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Quando o sono falha, a saúde declina”, afirma o otorrinolaringologista Dr. Edilson Zancanella, Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, esses problemas constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de até 45% da população mundial.
“Os distúrbios do sono são um fator de risco para transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Por sua vez, o controle destas desordens melhora a qualidade do sono e ajuda na preservação da saúde mental”.
Dr. Edilson Zancanella alerta para o fato de menos de um terço dos portadores de algum tipo de distúrbio do sono procurar por ajuda profissional.

“Outros problemas associados à qualidade ruim das noites de sono são: falta de atenção, concentração reduzida e diminuição da produtividade física e intelectual, bem como o aumento no risco de acidentes”, finaliza o Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABORL-CCF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário