sexta-feira, 29 de abril de 2016

ACADEMIA PODE FAZER MAL À SAÚDE: ENTENDA O POR QUE...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Um estudo realizado recentemente pelo blog fitness FitRated, um portal que avalia equipamentos e academias nos EUA, com o apoio do laboratório EmLab P&K, concluiu que um enorme número de bactérias e germes podem se esconder nos equipamentos comunitários. Apesar de parecer exagero, há indícios de que agentes causadores de pneumonia, infecções de pele e septicemia podem rondar esses locais.

Foram analisados três estabelecimentos famosos, que têm franquias em todo o país. No total, foram colhidas amostras de 27 objetos diferentes - esteiras, bicicletas ergométricas e pesos livres -, e os resultados são impressionantes: em cada um desses equipamentos foi encontrada uma média de 1 milhão de germes por cm².

Analisando os materiais separadamente, a situação aparenta ser um pouco pior: só nos pesos livres, os cientistas do laboratório encontraram 362 vezes mais bactérias do que em uma privada de banheiro público - nos painéis das esteiras, são 74 vezes mais. Já nas bicicletas foram descobertos 39 vezes mais agentes causadores de doenças do que em bandejas de praças de alimentação em shoppings.

Apesar dos germes estarem em muitos locais, neste caso, o problema é que pelo menos nas academias testadas, 70% das bactérias encontradas eram prejudiciais à saúde. E as doenças potenciais variaram entre pneumonia, septicemia (infecção da corrente sanguínea), infecções dermatológicas, oculares e auriculares. Grande parte dessas bactérias encontradas eram resistentes a antibióticos. 


Isso possivelmente acontece porque limpar os equipamentos entre um usuário e o outro não é uma preocupação nem das academias, nem dos próprios clientes. Com isso, a ideia do FitRated ao publicar os dados é conscientizar as pessoas desse problema. Por isso, o blog deixou uma série de dicas, entre elas: lavar as mãos antes e depois de se exercitar; tentar higienizar os equipamentos usando álcool em gel; não andar descalço pela academia; evitar tocar o rosto durante os exercícios; tomar banho o mais rápido possível depois da malhação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário