sexta-feira, 29 de abril de 2016

FALTA DE SONO PODE FAZER MAL AO PEITO...

FONTE: , Thiago Castro, (www.msn.com).

Bruno Marçal Falta de sono pode fazer mal ao peito.

Ter uma noite de sono ruim traz prejuízos bem mais sérios do que cansaço no dia seguinte. Veja: cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, pediram a 21 voluntários que dormissem cinco noites no laboratório de pesquisa. 

Mas 14 deles só podiam dormir quatro horas por dia, enquanto o restante da turma estava liberada para descansar o quanto quisesse. Depois desse período, amostras de sangue dos participantes foram coletadas para análise. 

O resultado mostrou que o grupo que repousou pouco apresentou uma atividade baixa nos genes responsáveis pela codificação de lipoproteínas. Em outras palavras, passar as noites em claro fez com que o mecanismo que regula o colesterol no organismo ficasse desajustado. É aí que mora o perigo. 

Ao acessar os dados de 2 739 pessoas que participaram de pesquisas anteriores, o time de cientistas descobriu que a privação de sono causa uma menor circulação no sangue do colesterol bom, o HDL. E é justamente essa substância que tem a tarefa de tirar o excesso de gordura das artérias. 

Um recado importante: não vá pensando que apenas a insônia frequente abre as portas para encrencas. Basta uma semana com dificuldade para fechar os olhos para que o metabolismo e a imunidade fiquem comprometidos. Que tal cuidar melhor do seu sono? 

Primeiro, avalie se o travesseiro e o colchão estão ok. Outra recomendação é desligar lâmpadas e sons no quarto. Também se indica não mexer em celulares ou tablets antes de ir para a cama, porque a luz das telas atrasa a chegada do sono. Mais: evite encher a pança nos minutos que antecedem a hora de se deitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário