sábado, 23 de abril de 2016

SUOR EXCESSIVO TEM TRATAMENTO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Cirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo explica as vantagens da realização da cirurgia para hiperidrose.

Dirigir, manter a maquiagem intacta durante uma festa, usar uma camiseta colorida, cumprimentar pessoas, podem ser um pesadelo para muitas pessoas que sofrem de hiperidrose, doença que atinge mãos, pés, axilas ou rosto, causando suor excessivo, em cerca de seis milhões de brasileiros.
A doença possui dois tipos, a hiperidrose primária, na qual a transpiração atinge mãos, pés e axilas, tendo causa congênita. Já, se ocorrer como resultado de outra condição médica, trata-se da hiperidrose secundária, no qual o suor pode ser em uma área ou em todo o corpo, podendo ser desencadeada por causa de:
-- Ansiedade
-- Certos medicamentos
-- Menopausa
-- Doença cardíaca
-- Pulmonar
-- Lesão na medula
-- Tuberculose
Para aqueles que sofrem com a doença, o médico Alexandre de Oliveira, cirurgião torácico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, aconselha a realização de cirurgia para hiperidrose.
Como saber a hora de procurar ajuda médica?
“Geralmente quando o distúrbio social está implantado ou há limitações profissionais nítidas os pacientes nos procuram, recebemos pacientes de todas as idades”, afirma o médico Alexandre de Oliveira.

Quem pode passar pela cirurgia?
O médico sugere a todos, tendo como principal foco aqueles que sofrem com fobias sociais causadas pela doença, que podem levar, até mesmo, ao suicídio.
A incidência de complicações cirúrgicas é menor que 1%. Em alguns casos, no qual o suor pode “trocar de lugar” após a cirurgia, chamado de sudorese compensatória, que com a técnica correta chega a ser menor que 5%, sem novos transtornos ao paciente.
“Em nosso hospital realizamos a Simpatectomia Torácica por videotoracoscopia para o tratamento da hiperidrose por técnica uniportal, com apenas uma incisão de 4 mm”, afirma o especialista.
Tenho medo de cirurgia; existe outro procedimento?
Existem tratamentos dermatológicos que consistem em aplicações de soluções ou cremes adstringentes; banhos elétricos com água salgada na área afetada (iontoforese), que podem reduzir o suor por um período de seis horas a uma semana; injeção de toxina botulínica pode funcionar de 4 a 6 meses, entretanto são necessárias cerca de 50 injeções em cada mão e/ou axila, levando ao custo aproximado de 3 mil reais por sessão.

O que é requisito para o pré-operatório e o pós-operatório?
Durante o pré-operatório é necessário realizar o exame de sangue, radiografia do tórax e um eletrocardiograma, em pacientes sem doenças crônicas.

O pós-operatório é extremamente tranquilo, o paciente podendo receber alta no mesmo dia do procedimento, com recuperação de, no mínimo, quatro dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário