terça-feira, 26 de abril de 2016

HIPERTENSÃO AFETA 30% DA POPULAÇÃO ADULTA NO MUNDO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Dados mundiais revelam que 7 milhões de pessoas no mundo morrem a cada ano e 1,5 milhão adoecem de hipertensão arterial.
A prevalência da hipertensão arterial é crescente, alcançando cerca de 30% da população adulta no mundo. O incremento com a idade pode chegar a mais de 50% após os 60 anos. No Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, 26 de abril, o cardiologista Carlos Sousa, apresenta um dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda mais alarmante: 5% das crianças e adolescentes são considerados pré-hipertensos.
“Dados mundiais revelam que 7 milhões de pessoas no mundo morrem a cada ano e 1,5 milhão adoecem de hipertensão arterial. É uma epidemia global”, alerta o especialista do Hospital Cárdio Pulmonar. Entre a população brasileira adulta a hipertensão está intimamente relacionada a 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

No Brasil, ocorrem 315 mil óbitos por ano decorrentes de doenças cardiovasculares, dos quais mais da metade estão relacionados à hipertensão. “Esta é, ainda, a principal causa de doença renal crônica em nosso meio, com 10 mil mortes anuais e inclusão de 95 mil pessoas em programa de diálise ou filas de transplante”, acrescenta o cardiologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário