terça-feira, 3 de outubro de 2017

NÃO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ PODE COMPROMETER SAÚDE CARDIOVASCULAR DIZ ESTUDO...

FONTE: Do UOL, em São Paulo, (http://noticias.uol.com.br).


Pular o café da manhã pode não ser uma boa ideia. Segundo um estudo na revista científica "Journal of the American College of Cardiology", aqueles que costumam ignorar a primeira refeição do dia tendem a ter mais problemas cardiovasculares.

A justificativa, como apontam os pesquisadores, está no acúmulo de gordura nas artérias, algo que não foi notado naqueles que não abrem mão de um bom café da manhã. O resultado pode também ser efeito do estilo de vida de quem não fazer essa refeição.

"As pessoas que pulam o café da manhã, não só comem tarde e de forma estranha, mas [eles] têm um estilo de vida pobre", disse Valentin Fuster, coautor da pesquisa e diretor do Mount Sinai Heart, em Nova York (EUA), em entrevista ao jornal "The Guardian".

A pesquisa analisou a saúde e as dietas de 4.052 funcionários de um banco de meia-idade --homens e mulheres-, sem histórico prévio de doença cardiovascular. Foram coletados os índices de massa corporal, os níveis de colesterol e outras medidas, juntamente com dados sobre o status de tabagismo, nível de escolaridade e nível de atividade física.

Os cientistas rastrearam a extensão dos estágios precoces e subclínicos da aterosclerose (acúmulo de gorduras) em seis artérias, incluindo as que estão ao redor do coração, coxas e pescoço.

A extensão de aterosclerose foi menor entre aqueles que reservam mais de 20% de suas calorias diárias para o café da manhã. Entre eles, 57% apresentaram aterosclerose subclínica, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares –tais como pressão alta, parada cardíaca, insuficiência, arritmia e derrame.

No entanto, o índice sobe para quase 75% entre as pessoas que pulavam a refeição matinal ou tinham um café da manhã pobre.

O problema, como alertam os pesquisadores, está no que essas pessoas ingeriam na refeição que seria a seguinte ao café da manhã. "Pular a primeira refeição não é o problema; o problema é o que você come depois", destaca Fuster.


Não à toa o estudo também descobriu que aqueles que pulavam o café da manhã são - entre outros traços - mais propensos a serem obesos, terem alta pressão arterial, frequentemente consomem álcool, fumam e comem muita carne vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário