quinta-feira, 30 de novembro de 2017

DE BETERRABA A LEITE: COMO DEVE SER A DIETA DE QUEM SE EXERCITA...

FONTE:Da Redação, https://www.msn.com


Estar bem nutrido é essencial para garantir o máximo aproveitamento da prática de exercícios físicos. Por isso, fizemos uma listinha com alimentos que são mais do que bem-vindos na rotina de quem não dá espaço para a preguiça.

1- Beterraba.

Que tal um suquinho feito com ela antes do treino? A beterraba é rica em nitrato, uma substância precursora de óxido nítrico. Trata-se de um potente vasodilatador natural. E, por fazer as artérias relaxarem, o sangue flui com mais facilidade e mais oxigênio chega para os músculos.
Agora, atenção: é melhor comê-la crua, porque o cozimento leva a algumas perdas nutricionais. Que tal inclui-la em sanduíches e saladas? Se preferir cozida, então não tire a casca – isso vai impedir a liberação de algumas substâncias boas para o organismo. Só não vá abusar, porque há evidências de que o excesso de nitrato é tóxico.

2- Água.

Durante os exercícios, tenha uma garrafinha à disposição. É fundamental se manter hidratado nessa hora. E se você achar mais saboroso contar com um isotônico, saiba que esse tipo de produto só é indicado para atividades físicas intensas, como aquela corrida que vai durar mais de uma hora.
Para quem é do time daquela caminhada mais leve, o tiro pode até sair pela culatra. É que os isotônicos são cheios de carboidratos – justamente para repor o que é perdido durante a malhação. Então, se o exercício for levinho, há o risco até de engordar.

3- Leite em pó.

Depois daquele treino puxado, dar prioridade para as proteínas ajuda na reparação e no crescimento dos músculos. Uma boa fonte é o leite desnatado. Se for em pó, melhor ainda, já que a absorção é favorecida. Para ter ideia, parece que o efeito desse alimento é similar ao do whey protein, que carrega proteínas de alto valor biológico.
Mas procure consumir até 40 minutos após os exercícios. Se quiser bater com frutas, fique à vontade.

4- Iogurte, queijo e afins.

Vale incluir essas outras fontes proteicas ao longo do dia – assim, fica mais fácil estimular a formação de músculos. Diga-se de passagem: o iogurte não merece entrar no cardápio só por causa das proteínas. Ele é exímia fonte de cálcio, que contribui para a saúde óssea.

Sem falar que, no mercado, entramos opções turbinadas com probióticos, bactérias que beneficiam a microbiota e regulam diversas reações no organismo. Uma das inúmeras consequências é a melhora da imunidade. E com o sistema de defesas em alta, cai o risco de você adoecer e precisar ficar alguns dias de molho.

Uma dica: se curtir, pode salpicar chia e linhaça em cima do iogurte. Elas também têm proteínas – como deu pra notar, um dos nutrientes favoritos dos músculos.

5- Proteína animal.

E já que é para fracionar a ingestão proteica ao longo do dia, não poderíamos deixar as grandes refeições de lado. Umas quatro vezes na semana, dá para levar à mesa a carne vermelha, que concentra proteínas de altíssima qualidade. Além disso, ela tem ferro do tipo heme, mais bem absorvido pelo nosso organismo. A lista de nutrientes ainda inclui vitamina B12, magnésio e zinco.
Mas, cabe frisar, não falamos em quatro bifes à toa. A ideia é não se entupir de gordura, tá? Aliás, dê prioridade aos cortes mais magros, como patinho, músculo e filé-mignon. Além disso, o frango e os peixes são muito bem-vindos dentro desse contexto.

6- Laranja e limão.

Essas frutas cítricas são lotadas de substâncias antioxidantes, como a célebre vitamina C. E elas são fundamentais para combater os radicais livres, moléculas que, em excesso, aceleram o envelhecimento de nossas células.

Mas o que isso tem a ver com o treino? Ora, é que durante os exercícios o nosso corpo produz naturalmente essas substâncias traiçoeiras. Por isso, é legal turbinar o menu com ingredientes de potencial antioxidante.

7- Açafrão.

Ele está cheio de um pigmento chamado curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias. A dica é utilizar depois daquele treino mais intenso, sabe? Em uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás, o extrato de açafrão-da-terra foi bastante útil na recuperação de indivíduos que participaram de uma meia maratona. Se quiser testar o efeito, pode investir no pó industrializado mesmo. Utilize algumas pitadas em carnes vermelhas e vegetais cozidos.

8- Aveia.

Em estudo da Universidade de Minnesota, mulheres comeram, duas vezes ao dia, biscoitos de farelo de aveia feitos com 9,2 miligramas de avenantramida, substância do cereal conhecida por fazer bem à musculatura. Depois de oito semanas – e muito suor em cima da esteira –, elas apresentaram redução significativa em vários indicadores de lesão e inflamação.

Para ter ideia, essa quantidade de avenantramida é encontrada em mais ou menos quatro colheres de sopa de aveia.

A sugestão é apostar no cereal uns 40 minutos depois de exercícios vigorosos. Por outro lado, se sua atividade física for de intensidade moderada, dá para recorrer à aveia antes do treino. Que tal experimentar com fruta ou iogurte?

9- Ovo.

Esse aí todo mundo relaciona com músculos fortes – quantas vezes você já escutou alguém na academia dizer que come um monte de ovo?

Exageros à parte, seria bacana mesmo levá-lo à mesa com boa frequência. É que a parte branquinha tem muita proteína – com destaque para a albumina, que, inclusive, está na fórmula de um monte de suplementos.


O recomendado é consumir até duas claras depois do treinamento, porque nesse momento acontece a degradação e a formação dos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário