segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SAÚDE: 800 FARMÁCIAS OFERECEM MEDICAMENTOS DE GRAÇA...

FONTE: Jordânia Freitas,http://www.trbn.com.br

A conta da farmácia assusta o brasileiro, principalmente quem precisa fazer uso contínuo de medicamentos.

A conta da farmácia costuma assustar o brasileiro, principalmente quem precisa fazer uso contínuo de medicamentos para controle de doenças crônicas. O que muita gente não sabe é que, além dos postos de saúde, é possível retirar remédios gratuitamente ou com desconto em diversas drogarias privadas da Bahia, conveniadas ao Governo Federal.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), medicamentos para diabetes, hipertensão e asma são distribuídos gratuitamente em mais de 800 farmácias credenciadas a rede “Aqui tem Farmácia Popular” na capital e no interior.
Além desses medicamentos gratuitos, o programa do Ministério da Saúde disponibiliza outras drogas, como para o controle de colesterol e rinite alérgica, com até 90% de desconto. Fraldas geriátricas e anticoncepcionais também podem ser adquiridas.
Para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica emitida nos últimos 180 dias.  Ao todo, mais de 100 itens são oferecidos pelo programa.
Já faz algum tempo que Rosenilda Silva de Jesus descobriu o convênio. Depois disso, parou de ir ao posto de saúde de Plataforma, em Salvador, onde mora, em busca dos remédios para controle de pressão arterial e glicemia que sua mãe, Josefa Teodora da Silva Marques, de 76 anos, faz uso.
Rosenilda revelou que dona Josefa toma Cloridrato de Metformina, Hidroclorotiazida e Losartana diariamente. Silva afirma nunca ter tido problemas com a retirada mensal das medicações nas farmácias. “Sempre que eu fui, achei. Quando não tem o original, eles me dão o genérico”, completou.
Rede credenciada.
Contudo, segundo Rosenilda Silva, a Farmácia Santana de seu bairro não está entregando os remédios pelo programa ultimamente, mas ela conseguiu as medicações em uma Drogaria São Paulo da Avenida Sete de Setembro este mês.
Sem se identificar, o funcionário de uma Farmácia Santana, de Matatu de Brotas, revelou que a procura é grande por medicamentos do convênio, principalmente os gratuitos. Conforme o vendedor, 50 caixas de remédios para  hipertensão são distribuídos diariamente. Esses são o que possuem maior saída. “Tem gente quem não sabe, acha que só pega no posto de saúde. A gente olha a receita, se fizer parte do programa, orientamos o cliente”, disse.
Já na Drogaria São Paulo, situada na mesma localidade, a equipe de reportagem da TB foi informada que não estavam operando naquele momento pelo “Aqui Tem Farmácia Popular”, pois a impressora estava quebrada e o sistema do programa apresentava lentidão.

Criado em 2006, o “Aqui Tem Farmácia Popular” é uma expansão do Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é atingir aquela parcela da população que tem dificuldade para manter tratamento medicamentoso devido ao alto preço dos remédios. Todo estabelecimento farmacêutico conveniado possui um informativo na porta de entrada ou no interior da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário