segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

UM ÚNICO TREINO JÁ É CAPAZ DE PROTEGER SEU CORAÇÃO, DIZ ESTUDO...

FONTE: Do VivaBem, em São Paulo, http://vivabem.uol.com.br


Vários estudos já provaram que ser fisicamente ativo reduz o risco de doenças cardiovasculares. Mas a dúvida que permanecia era em quanto tempo os benefícios do exercício começavam a aparecer. Um novo estudo mostra que um único treino já é capaz de proteger o seu coração imediatamente.

Os pesquisadores da pesquisa, publicada no "JAMA Cardiology", revisaram uma série de estudos com animais para verificar se a atividade física era capaz de reduzir o impacto de um ataque cardíaco. Nesses estudos, os cientistas induziram um ataque cardíaco em ratos, bloqueando uma artéria do coração e examinando o “tamanho” do ataque cardíaco. Em outras palavras, eles examinaram quanto tecido morreu.

Os pesquisadores realizaram esse teste em animais que tinham acabado de fazer exercício e compararam com os que eram sedentários.

Eles identificaram que um único treino está associado a um ataque cardíaco menor --e a capacidade do exercício de reduzir o infarto permanece por até cinco dias. Por isso, a importância de praticar exercícios regularmente.

Segundo os pesquisadores, esses benefícios só ocorrem na ausência de alterações nos fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial e colesterol.


Os pesquisadores acreditam que essa proteção acontece por que o exercício libera alguma substância no sangue. No entanto, ainda são necessários mais estudos para identificar esse fator protetivo e, até mesmo, entender se os benefícios só se aplicam nos treinos de musculação ou em outras modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário