sábado, 30 de dezembro de 2017

QUE TAL CRIAR CAMADAS NO BOM E VELHO CAFÉ COM LEITE? SAIBA COMO...

FONTE: , Joanna Klein, http://noticias.uol.com.br


Qualquer bom barista irá dizer que, se você quiser fazer um bom latte (café expresso com espuma de leite), a ordem certa é colocar o leite no café, não o contrário.

Há outro estilo de latte por aí --o latte em camadas, ou #layeredlatte, como você encontrará no Instagram. Criado por acidente, ou por baristas experimentando novos tipos de bebidas, essas bebidas listradas começaram com um copo de leite quente, com o café sendo adicionado depois.

Bob Fankhauser, engenheiro aposentado em Portland, Oregon, criou acidentalmente seu próprio latte em camadas em casa e queria saber por que elas se formam.

No ano passado, Fankhauser enviou um e-mail incluindo fotos de seus lattes em camadas para Howard Stone, engenheiro químico que estuda dinâmicas de fluidos na Universidade de Princeton (EUA), o que fez com que ele e um aluno de pós-graduação pesquisassem o processo. A equipe publicou seus resultados em 12 de dezembro na "Nature Communications".

Depois de recriar o latte com seu próprio café expresso e leite, a equipe criou um café simulado, injetando água doce aquecida e tingida em água salgada aquecida mais densa para testar os parâmetros científicos que possibilitam essas camadas espontâneas. Eles descobriram que colocar o café expresso quente em leite morno a certa velocidade gera uma interação entre temperatura e densidade que faz com que a bebida se separe em camadas de diferentes densidades.


O mesmo fenômeno básico, chamado de convecção duplo-difusiva, cria camadas de água no oceano.
Nan Xue, aluno de pós-graduação no laboratório de Stone que conduziu o estudo, descobriu que, mesmo que você mexa as camadas com uma leve agitação, elas vão se transformar e permanecer no lugar --por minutos, horas e até dias.

Enquanto a mistura estiver mais quente do que o ar em volta, a agitação cria outro gradiente de densidade, semelhante ao produzido quando se adiciona o café. Mas se mexer depois que o latte atinge a temperatura ambiente – tchau camadas.


Para criar seu próprio latte em camadas, despeje expresso quente sobre uma colher em um copo alto de leite com aproximadamente a mesma temperatura. Aguarde alguns minutos para que as camadas se formem à medida que o líquido esfria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário