Mais de 165 mil pessoas e 109 mil veículos foram abordados em blitzes.
“Todas as metas propostas para
2017 foram alcançadas e algumas dela foram, inclusive, superadas”. A declaração
do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Lúcio
Gomes, refere-se às ações realizadas pelo órgão em 2017.
Atividades educativas e de fiscalização somadas ao uso da tecnologia
estão entre as medidas que geraram uma queda de 10% no número de vítimas do
trânsito neste ano, na Bahia.
Mais de 165 mil pessoas e 109 mil veículos foram abordados em blitzes e
cerca de 350 mil cidadãos foram alcançados nas ações educativas.
O avanço na área de tecnologia, incluindo o início das operações da
Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores, é um dos esforços
para reduzir o número alarmante de vítimas do trânsito.
“Grande parte dos acidentes se deve ao condutor que não é bem
qualificado na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação [CNH]. Portanto, a
Central se propõe a fazer com que todas as etapas do processo sejam
acompanhadas pelo Detran, de modo que quando a pessoa receba o documento, ela esteja
melhor qualificada, diminuindo as chances de um acidente”, explica o diretor de
Habilitação do Detran, Mario Galrão.
Foi registrada uma queda de 10% nas ocorrências envolvendo vítimas de
acidentes de trânsito. Em contrapartida, o número de motociclistas acidentados
subiu.
“Esse é um dos grandes desafios para 2018. Nossa meta é reduzir as
ocorrências com motos, principalmente no interior, que lotam as unidades
hospitalares, ocupando aproximadamente 50% dos leitos hospitalares da Bahia”,
afirma Gomes.
Em 2018, algumas novidades devem facilitar a vida de quem precisa
resolver pendências de trânsito.
O órgão vai fortalecer o processo de atendimento pelo aplicativo de
mensagens instantâneas Whatsapp, pelo aplicativo próprio do Detran para
smartphones e pelo novo portal de serviços.
Segundo o diretor-geral do Detran, apenas em 2017, “mais de 100 mil
pessoas deixaram de se deslocar até a unidade e foram atendidas integralmente a
distância”.
O intuito é evitar que população vá ao Detran sem necessidade. Totens de
autoatendimento e pagamentos de taxas e multas através do cartão de crédito,
bem como a sinalização de mais de 20 municípios, a continuidade das ações de
educação para o trânsito e a intensificação das blitzes para inibir os crimes
de trânsito são o foco para 2018.
Para encontrar informações ou solucionar processos em aberto com o
órgão, o cidadão pode iniciar uma conversa com um atendente por meio do número
(71) 999784858 ou acessar o portal de serviços do Detran
(http://www.detran.ba.gov.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário