A ferramenta estará
disponível para utilização a partir da primeira quinzena de maio.
Com o objetivo de
capacitar os servidores na utilização do Sistema Nacional de Informação e
Defesa do Consumidor (Sindec), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do
Consumidor (Codecon) realiza treinamento até esta sexta-feira (27), no
auditório do órgão, na Rua Chile. Entre os 35 participantes da capacitação
estão os servidores das unidades das Prefeituras-Bairro de Itapuã/Ipitanga,
Cajazeiras, Cabula/Tancredo Neves e Subúrbio/Ilhas. A ferramenta estará
disponível para utilização a partir da primeira quinzena de maio.
Será interligado na
Sindec todo o sistema de defesa do consumidor, incluindo o Sistema Nacional de
Defesa do Consumidor (Senacom), a Delegacia do Consumidor (Decom) e a
Defensoria Pública, e permite integração entre os órgãos, celeridade nos
procedimentos, formalização no contato com as empresas, segurança e proteção
para os consumidores. No caso de Salvador, um banco de dados será criado e
interligado ao banco de dados nacional, o que permitirá uma considerável
melhoria no atendimento ao consumidor, além de propiciar implementação de
políticas de consumo.
Outras vantagens da
medida são a agilidade nas audiências, notificações das partes, negociações e
mediações de acordos. Uma lista com o ranking das empresas com maior índice de
reclamações será publicada, anualmente no Diário Oficial do Município (DOM) e
dispostas nos murais das unidades da Codecon. "A informatização do órgão
facilitará o envio das demandas para o Sistema Nacional, com ferramentas
eficazes para descomplicar a vida do consumidor", afirma o diretor do
órgão municipal, Alexandre Lopes.
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