(Bloomberg)
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As fraldas para bebês e o papel higiênico estão prestes a ficar mais caros
porque a oferta global de polpa de celulose está diminuindo e a demanda está
aumentando.
A Procter & Gamble
anunciou na terça-feira que aumentará o preço de produtos como fraldas Pampers,
toalhas de papel Bounty, papel higiênico Charmin e lenços Puffs. Uma semana
antes, a rival Kimberly-Clark havia alertado que os custos
"significativamente" mais altos da matéria-prima levaram a companhia
a reduzir sua perspectiva de resultados.
O preço da celulose, um
material fibroso usado em muitos produtos de cuidados pessoais, aumentou nos
últimos 12 meses e permanecerá alto até 2019, de acordo com um relatório de
maio da Bloomberg Intelligence. O aumento da demanda e algumas interrupções não
planejadas nas fábricas -- por exemplo, por causa da greve dos caminhoneiros no
Brasil e do clima excepcionalmente quente nos países nórdicos -- reduziram a
oferta, disse Joshua Zaret, analista da Bloomberg Intelligence.
O objetivo do aumento
de preço dos produtos à base de papel "é lidar com os custos de
commodities que afetam toda a indústria", disse David Taylor, CEO da
P&G, que tem sede em Cincinnati, nos EUA, em uma teleconferência de
resultados.
Para complicar o
panorama, a China impôs restrições às importações de papel-jornal usado e de
correio descartado -- em grande parte provenientes dos EUA -- que eram
reciclados para produzir celulose para a indústria local de embalagens. Com uma
disponibilidade menor de polpa de material reciclado, "haverá claramente
um impacto" no mercado da China no futuro, disse Zaret.
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