sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SUICÍDIO ENTRE JOVENS É TEMA DE DEBATE EM CINEMA NESTE SÁBADO...





O evento é aberto ao público e vai contar com a exibição do filme" Virgens Suicidas", de Sofia Coppola, e bate-papo com psicólogos.


O Centro Inter-disciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN) vai promover neste sábado, às 9h30, na Sala de Arte da Ufba (Vale do Canela), sessão de cinema seguida de debate sobre um drama que vem afligindo cada vez mais famílias e profissionais de saúde: o suicídio entre jovens.

Tema tabu, o suicídio é a causa de morte de quase um milhão de pessoas todos os anos, número que só faz crescer. No Brasil, de 2000 a 2015, os suicídios aumentaram 65% entre pessoas com idade de 10 a 14 anos e 45% de 15 a 19 anos, ultrapassando a alta de 40% na média da população.

Aberto ao público, o evento deste sábado vai contar com a exibição do filme "Virgens Suicidas", de Sofia Coppola, e bate-papo com Marcelo Veras, psicanalista e coordenador do Núcleo Pinaúna - Psicanálise na Universidade (PsiU-UFBA); o psicólogo do PsiU, Luís Felipe Monteiro; a coordenadora do CIEN Bahia, Mônica Hage, e a coordenadora do CINE CIEN Bahia, Fernanda Dumêt.

“O Cine Cien oferece uma conversação após a exibição do filme, onde a palavra pode circular e tornar, pela forma como é escutada, um instrumento de criação de caminhos inéditos. É uma aposta na palavra, via também a sétima arte, enquanto possibilidade de novas invenções frente aos impasses de uma cultura em continua transformação”, explica Fernanda Dumêt.

Durante o evento, estará à venda o livro "Sobre Viventes" (Editora Penalux), da jornalista Laís Matos. Na obra, a autora apresenta cinco relatos biográficos de amigos e familiares de suicidas reunindo as experiências pessoais de cada entrevistado e de que forma cada um foi afetado pelo suicídio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário