quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MAIS POTENTE QUE CIGARRO, NARGUILÉ PODE TRANSMITIR DOENÇAS INFECCIOSAS...


FONTE: 

Uma hora de narguilé equivale a consumir cerca de 100 cigarros.


Você já ouviu falar em narguilé? O acessório de origem oriental, similar a um cachimbo, é utilizado para fumar tabaco aromatizado, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

O que muita gente pode não saber é que uma hora de narguilé equivale a consumir cerca de 100 cigarros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29), o pneumologista do Hospital São Rafael (HSR), Guilherme Montal, explica que “essa prática consegue ser ainda pior que o cigarro comum, uma vez que não existe um filtro para a fumaça”.

Ainda de acordo com o médico, apesar de conter água e aromatizantes, a fumaça do narguilé, assim como o típico cigarro, contempla substâncias tóxicas ao organismo – mais de quatro mil. “Além da nicotina (maior causadora da dependência), existem alcatrão, monóxido de carbono, polônio 210, cádmio, dentre outras”, detalha. Guilherme Montal também esclarece que essa prática é maior entre adolescentes e jovens, geralmente em meios de socialização, como bares e festas.

Aos adeptos ao narguilé vale outra advertência: por ser um objeto de compartilhamento, existe ainda a possibilidade de transmissão de doenças infecciosas, como hepatite, herpes e tuberculose.

Para além desses riscos, pesquisas afirmam que tabagismo, de um modo geral, gera danos a curto e longo prazo, podendo desencadear mais de 50 doenças, tais como: respiratórias (enfisema, câncer, bronquites), doenças cardiovasculares e risco de câncer, além da ansiedade e das alterações comportamentais.

“O fumo também pode provocar irritação nos olhos e nariz, dor de cabeça, alergias, dores no peito, aumento da pressão arterial, transtornos de memória e do sono, doenças do sistema imunológico e déficit de atenção”, pontua o pneumologista.

Pare de fumar.
Mais de 200 mil brasileiros morrem, por ano, vítimas do tabagismo, de acordo com o INCA. Apesar de ser uma estatística elevada, para quem quer parar de fumar, os benefícios são animadores. Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue; em oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; e de 12 a 24 horas, os pulmões já começam a funcionar melhor.

A tendência é que após dois dias, o olfato e o paladar melhorem e após três semanas a pessoa já note melhoras também na respiração e na circulação. “Após um ano sem fumar, o risco de morte por infarto do miocárdio reduz pela metade e após cinco ou 10 anos, o risco de sofrer infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram”, esclarece Guilherme Montal.

Vença os gatilhos.
- Evite situações estressantes.
- Passe longe do cafezinho.
- Evite ficar muito tempo sozinho.
- Opte por não frequentar ambientes que possuem bebida.
- Passe menos tempo com pessoas que fumam.
- Livre-se das lembranças do cigarro.
- Pratique exercícios físicos e mantenha sua mente sempre ocupada.
- Procure apoio médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário