Fortalecer o relacionamento entre professores, pais e alunos nas escolas
pode ter mais impacto tão importante, ou até superior, no aprendizado dos
jovens que o dinheiro, segundo uma pesquisa realizada em escolas públicas
norte-americanas. Em outras palavras, é preciso investir em capital social.
O estudo envolveu mais de 5.000 estudantes e professores de 78 escolas
públicas selecionadas aleatoriamente em Michigan, que compõem uma amostra
representativa do estado.
Pesquisadores das universidades de Ohio, Ball State e Metodista do Sul
analisaram questionários respondidos por professores e também os resultados dos
testes obrigatórios para alunos do quarto ano para medir o desempenho acadêmico
de cada escola. Além disso, utilizaram dados do estado sobre gastos por aluno.
Eles concluíram que dinheiro é importante, mas não é o único fator
envolvido no desempenho acadêmico dos estudantes. Os alunos das escolas que têm
mais dinheiro apresentaram melhores resultados nos testes, de um modo geral.
Porém, o efeito do capital social foi três vezes maior que o do capital
financeiro nas notas de matemática, e cinco vezes maior nas notas de leitura.
Os dados, publicados no Journal of Education for Students Placed at
Risk, mostram que escolas precisam de diferentes tipos de investimento.
Para construir capital social, é importante que professores trabalhem em
conjunto, que as famílias tenham um bom relacionamento com as escolas, e que os
alunos participem de programas da comunidade. Segundo os autores, isso cria um
ambiente de segurança que favorece o aprendizado.
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