segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O POPULAR ALIMENTO QUE AUMENTA O RISCO DE INSÔNIAS...


FONTE:, Notícias Ao Minuto, https://www.msn.com/

            
Os carboidratos refinados estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco e aumentam o nível glicose do sangue, abrindo portas para uma série de problemas - incluindo insônias. Investigadores norte-americanos descobriram que a insônia pode estar ligada a uma dieta rica em hidratos de carbono refinados, que estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco. Por passarem pelo processo de refinamento, essas substâncias são digeridas mais rapidamente do que os carboidratos comuns e, na corrente sanguínea, transformam-se rapidamente em açúcar.

Em comunicado, o líder do estudo, James Gangwisch, da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, explicou que quando o nível de açúcar no sangue sobe, o corpo liberta insulina, que opera diminuindo a concentração do açúcar. “A queda de açúcar no nível do sangue pode disparar hormonas como a adrenalina e o cortisol, que interferem no sono”, disse.

Para entender melhor essa relação, os cientistas analisaram a dieta de mulheres acima de 50 anos de idade, que estavam no período pós-menopausa. Foram recolhidos dados de mais de 53 mil participantes, que constavam na pesquisa Women's Health Initiative, realizada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, entre 1994 e 1998.

        

Segundo os cientistas, tal não acontece apenas em mulheres na pós-menopausa e pode aplicar-se a qualquer indivíduo. Como tal, é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais. Assim, as suas guloseimas favoritas até podem fazer parte da sua vida – desde que consumidas com moderação. 

Os cientistas notaram ainda que as participantes do estudo que ingeriram carboidratos refinados estavam mais propensas a sofrer de insônias, e o nível de açúcar no sangue aumentava mais rapidamente. Já aquelas que comeram altas quantidades de vegetais e frutas – fontes de hidratos que são digeridos lentamente – registraram um menor risco de dormir mal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário