terça-feira, 24 de dezembro de 2019

AMOR À UVA PASSA: VEJA 14 BENEFÍCIOS DO FRUTO PARA SUA SAÚDE...


FONTE: 

'Polêmico' alimento é livre de colesterol e gordura.

Quando o Natal se aproxima, os memes com a uva passa começam a aflorar na internet. O alimento tão "polêmico" é odiado por uns e amado por outros. Fato é que aquele frutinho que aparece no arroz ou na farofa que acompanham o peru traz diversos benefícios à nossa saúde.

Além de ser livre de colesterol e gorduras, as uvas passas têm substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Com benefícios para diversos sistemas integrados do corpo humano, a fruta desidratada pode ser considerada a partir deste Natal.
               

Confira abaixo, em lista montada pela Jasmine Alimentos, 14 benefícios da uva passa para sua saúde:

1) Regulação intestinal.
Por terem fibras, as uvas passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, dando aquela força para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens.

2) Fortalecimento imunológico.
A uva passa também é rica em vitaminas de complexo B, além de minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A uva passa ainda conta com cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal estar.

3) Estímulo sexual.
Eis uma associação que poucas pessoas fazem, mas a uva passa pode ajudar muito na vida sexual. A arginina presente no alimento é um aminoácido importante para a libido. É especialmente recomendada para homens que sofrem com disfunção erétil.

4) Ajuda o coração.
Uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

5) Colabora com a prevenção do câncer.
Por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, a uva passa ajuda a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

6) Age contra infecções.
Os chamados fitonutrientes pofenólicos, presentes na uva passa, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

7) Trabalha no cuidado dental.
O ácido oleanolico, presente nas uvas passas, atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.

8) Regula a acidez.
O potássio e o magnésio, abundantes na uva passa, são essenciais para regular a acidez do corpo e, com isso, evitar cálculos renais, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele.

9) Dá energia
A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.

10) Fortalece os músculos.
O potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia .

11) Controle de peso.
Se você precisa ganhar peso, as uvas passas são um tanto calóricas e podem te ajudar. Mas se o seu objetivo é perder peso não se

12) Deixa os olhos saudáveis.
Os fitonutrientes ajudam a evitar os efeitos da oxidação e do tempo nos olhos, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. Além disso as vitaminas de complexo A, quando ingeridas em quantidade moderada, atuam contra radicais livres relacionados à catarata, redução da qualidade da visão e degeneração macular.

13) Fortalece ossos.
O cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

14) Fortalece o sistema nervoso.
Os minerais e as vitaminas do complexo B também são bons para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. São importantes também para idosos e estudantes, uma vez que melhoram funções cerebrais e evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário