sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FIQUE SABENDO QUEM É RENATO PIABA...


Nos dias 18 e 19 o humorista Renato Piaba esteve apresentando no teatro Municipal de Jequié seu mais novo espetáculo “Vida de Solteiro”, no sábado durante o almoço no restaurante Costela no Vapor ele concedeu entrevista ao titular deste espaço.
Piaba falou sobre seu inicio de carreira e por que trocou a profissão de professor de educação física por humorista.

       
       

BLOG: com muito prazer este espaço entrevista o humorista Renato Piaba, desta feita Renato eu que vou entrar em sua intimidade, você já entrou na intimidade de muita gente. Renato como é seu nome completo por que Piaba é artístico?

RP:  meu nome é RENATO LACERDA DE ALCANTARA, natural de Salvador - Bahia, tenho 56 anos, formado em educação física e humorista há 19 anos.

BLOG: Piaba, professor de educação física com o humor entrou em sua vida?

RP: Já existia, a coisa do humor por que o humorista nasce humorista, não se fabrica humorista, você vem com este dom, eu já usava este humor na escola, na faculdade nunca pensei em traduzir isto pra, pra uma coisa profissional achava que era só brincadeira e com  tempo foi passando eu fui especializando e ai vi que dava pra colocar no teatro coloquei em fase experimental e hoje são 147 apresentações ao ano e a história você já está sabendo.

BLOG: e a educação física ficou como?

RP: a educação física ficou só para mim, por que eu ministrava aulas há 17 anos e ai passei a só malhar usando o que aprendi para mim mesmo, a educação física está dentro de mim eu malho todos os dias, corro, faço tênis duas vezes na semana faço musculação quatro vezes por semana, eu me cuido muito, a educação física pra mim serve pra isto pra me deixar forte para atuar como Renato Piaba.

BLOG: nós sabemos que o baiano não nasce o baiano estréia. Inclusive em seus shows você cita muita esta frase, Renato Piaba nasceu ou estreou e como estreou?

RP: ah! Renato Piaba nasceu há 56 anos atras, mas ele estreou no dia, o personagem Renato Piaba estreou no dia 14 de abril de 1995, contanto está completando 19 anos e foi uma estréia no hotel Sol Vitoria marina no Corredor da Vitória, foi um estréia bem bombástica com muita imprensa, Jornal A tarde, Tv Bahia foi muito legal, e daí pra cá a gente continuou esta missão, que pra mim isto é uma missão divina.

BLOG: o humor vem de criança Renato ou somente aflorou depois dos 18, 19 anos?

RP: não, o humor vem de criança como eu havia dito ele já nasce com o humorista, sempre fui brincalhão, sempre brinquei muito com esta coisa de fazer graça por que o raciocínio é muito rápido de quem é humorista, você sente a pressão fala ver a situação do cotidiano e vem naturalmente é um dom, entendeu, eu não faço muito esforço para que chegue a coisa, o humor vem naturalmente e isto é coisa de Deus eu não sei nem explicar direito isto.

BLOG: eu vou usar um termo muito *chulo e simples, fácil de ser entendido pelo leitor do Blog, Renato Piaba é muito “sacana” em seus shows quando ele pega no pé de alguém ele não larga mais, como que é a recepção das pessoas quando você resolve pegar no pé de alguém Renato?

RP: ah! é interessante por que isto faz parte né da minha forma de atuar eu sempre vejo a sensação de ser solteiro para ficar em evidência ai eu aproveito isto e vou pra cima e vou largando, as pessoas no fundo, no fundo elas gostam também de serem, serem entendeu mexidas naquele momento existe o medo, mas é o medo do bem  não é o medo do mal não vou, não faço nada que vá constranger as pessoas mas eu brinco e a minha presença paciência marca de ir na platéia e sempre foi assim e assim será até o final.

     
     

BLOG: esta interatividade sua com o público, isto é gratificante pra Renato Piaba, como as pessoas reagem quando você chega próximo a cada uma delas?

RP: ah! o público reage de forma magnífica por que, o público gosta de se divertir de se distrair de uma coisa inusitada diferente e essa marca é minha, e eu sempre fiz isso no Brasil inteiro é uma forma diferente de brincar acho que os humoristas brincam, todos eles brincam aliás é uma marca do humor brasileiro, pessoal de Fortaleza, pessoal do sul do país tem que ter interação com  platéia por que senão tem nada a ver tem que ter, todo mundo que vai pra show de humor sabe que tá sabendo que as antenas podem rolar.

BLOG: o nordestino é muito sacaneado no extremo sul do País, quando Renato sai para se apresentar no Sul como é que eles recebem Piaba.

RP: as vezes como Rio Grande do Sul por exemplo recebe um pouco fraco, entendeu, porque não é muito a realidade deles do humor nordestino no sul do País mas eu posso te dizer que quando eu fiquei em cartaz em São Paulo, eu, o paulistano fazia questão que eu fosse baiano como eu sou até hoje, entendeu, como sempre fui falando das mesmas formas que a gente fala aqui na Bahia então eu sentir que voce tem que ser autentico independente de sul, norte, leste o Brasil é continental mas é Brasil.

BLOG: me responda se achar que deve, tem muita gente que por seu jeito brincalhão, pelo seu jeito extrovertido e por ser que é Renato acha que você é veado, e você já chegou a citar isto em vários shows como é que você reage a isto Renato (risos).

RP: lascando um bocado de gente (risos) é assim que eu reajo, até por que meu parceiro de veado eu não tenho é nada tá ligado, eu não tenho nada contra os veados eu acho os caras legais também, amigos, eu tenho vários amigos gays, tenho nada contra os gays, acho que minha forma de trabalhar de fazer meu show é muito autentico, na hora de fazer um gay eu faço bem feito, na hora de fazer uma mulher eu faço bem feito a ponto de as pessoas se confundirem, mas... é se cair pro lado de cá, primeiro minha linda voce tem que ser gata, por que eu não gosto de mulher fraca, essas perninha s finas, com essa bunda fraca não me dê nem um bom  dia em nome de Deus.

BLOG: carnaval da Bahia é seu prato preferido em seus shows é tanto que em um deles você homenageando o carnaverão.

RP: é verdade o carnaval é um manancial muito grande de experiências de novidade que a gente tem uma gama de coisas para falar, eu fiz aquele DVD e tenho este show que é sucesso até hoje é um dos maiores sucessos meu é “bastidor do carnaval” então por que acontece muita coisa eu vou pra rua, eu vou pras boates eu vejo as coisas acontecerem e vou escrevendo e carnaval estará sempre dentro do meu trabalho por que a Bahia é o carnaval em potencial.

BLOG: como a família de Renato reagiu quando ele trocou a educação física pelo humor?

RP: bom, no inicio ninguém entendia achava que estava largando minha profissão pra fazer uma coisa banal e eu disse não vou insistir e no inicio eu não tive muito apoio, mas depois de cinco anos as coisas começaram a florescer e hoje graças a Deus eu sou um líder na minha família toda, minha mãe, meus primos hoje é uma admiração geral, e hoje está tudo bem.

BLOG: você teve algumas aparições no Faustão quando todos nós pensávamos que você teria um quadro fixo no programa o que houve?

RP: o Faustão eu já fui treze vezes, fui contratado pela Rede Globo e até hoje nós temos projeto de continuar fazendo coisa no Faustão a gente não continuou com quadro fixo por que no programa não tem quadro fixo de humor, o Faustão é um programa de variedades quem chega lá tem dança dos famosos, se vira nos trinta, tem varias coisas no Faustão quando eles fizeram contato com a gente imaginaram fazer um  quadro fixo mas o programa não tem esta característica, o que tá tudo bem também o que me propiciou também fazer outras coisas, outras TVs e toda vez que vou ali é sucesso ele gostam muito tenho muita amizade com a diretoria com o próprio Faustão eu acho que a Rede Globo é assim que funciona.          
   
   

BLOG: você falou em outras emissoras de Tv eu lembro que voce teve uma participação na Escolinha do Gugu na Record, como é que foi aquela experiência sair de Globo e ir participar de um programa do Gugu?

RP:  você ver como essa versatilidade é interessante eu fiz o Gugu mais de dez vezes fiz a escolinha fiz muito a Band, mas isto não alterou o meu projeto com a Rede Globo, por que é assim como a Globo não tem uma quadro fixo no programa do Faustão também não poderia me cobrar fidelidade dentro da emissora, então eu posso ir pra Band, pra Record, voltei depois disso, da escolinha eu voltei ao Faustão fiz mais um quadro e estou com um quadro ai já pronto para entrar na grade quando eles acharem melhor.

BLOG: “Vida de Solteiro”, por que “Vida de Solteiro”?

RP: por que eu era casado há quinze anos e hoje estou separado há um ano e quatro meses e eu vi que a vida de solteiro tem vantagens e desvantagens, eu resolvir escrever este texto por que a vantagem você sabe é a putaria meu irmão, é reggae, é beijar um bocado de boca é sabe compadre é fazer o reggae acontecer, o lado ruim é quando você é quebrado e come na casa da sua sogra, é melhor morrer e nascer de novo, por que meu amigo oi, oi todo castigo pra pobre é pouco a verdade tem que ser dita.

BLOG: Piaba me diz uma coisa, a Bahia é o berço do Axé, o humor fica onde nisso ai?

RP: o humor da Bahia ele é muito bem caracterizado em qualidade não tem uma quantidade muito grande como é em fortaleza com duzentos e setenta (270) humoristas mas os que tem na Bahia é tudo boca de se lenhar, é tudo bom.  Eu, A Bofetada, Luis Miranda, Franck Meneses, 1,99 então tem uma galera muito fera que quando sai da Bahia, sai brocando e a gente acha que a Bahia é isso a quantidade de humor que tem na Bahia é de muito alto nível.

BLOG: eu  percebo que você tem uma gama muito grande de amigos dentro da música baiana e o Bell é seu amigo você já mostrou isto em vários shows e em outras entrevistas, o Bell agora saiu do Chiclete como é que você ver esta situação?

RP: bom, Bell é meu amigo muito desde antes começar o Chiclete com Banana como Ivete, Ivete ela está em uma foto na minha estréia há dezenove anos atrás eu sou amigo de Ivete há dezenove anos, Bell antes do Chiclete na banda Scorpius já era amigo dele entendeu, Durval era meu amigo de surf eu tenho várias filmagens com ele antes de tudo, então eu vim desse meio musical não vim do meio teatral eu vim do meio musical, eu era diretor de bloco, o bloco Qual É, você lembra do bloco Qual É? Eu era diretor ali, ali eu fiz amizade com essa galera da música inteira então a minha linha apesar de trabalhar no teatro  vem de uma linha musical meus amigos artistas é muito, muito, muito, muito mais do musical do que no teatral.

BLOG: Jequié você já disse várias vezes e canta em prosa e versos, é hoje sua cidade do coração o que aconteceu pra esse seu coração o que foi que aconteceu para este teu coração abraçar Jequié e não Jequié te abraçar muito embora nós sabemos que você tem um público fiel em Jequié?

RP: olha, eu também não sabia que isto ia acontecer, mas a primeira vez que eu pisei em Jequié eu gostei da cidade, foi uma paixão assim, imediata eu vim pra Jequié fazer um show e não deu ninguém, deu cinqüenta pessoas só, lá no Centro de Cultura um local para setecentas pessoas, mas ai eu fui a uma festa a noite e achei o povo maravilhoso ai eu falei para meu empresário que queria insistir na cidade por que eu queria ganhar a cidade ai fiquei alguns anos fazendo shows para cem pessoas, oitenta pessoas e hoje eu tenho meu publico cativo como você ver ai, é lotações esgotadas alguns anos por que isto é uma troca de amor, eu gosto da cidade eu adoro esta cidade, adoro as pessoas daqui os amigos que eu tenho aqui e principalmente as mulheres de Jequié por que são maraaavilhosas, Jequié um buraco no meio de um bocado de montanhas cheia de gostosas.

BLOG: Renato voce citou ai (risos) fazer um show para cinquenta pessoas o que é fazer um show para cinqüenta pessoas e de repente um show para mil pessoas ou muito mais que isto?

RP: olha no limite que eu estou hoje na minha carreira eu já não diferencio mais isto cinqüenta pessoas é mil pessoas pra mim a madeira vai piar pra qualquer lado entendeu, por que as vezes pé cinqüenta pessoas, mas é cinqüenta pessoas que participam muito é muito forte depende de quem está me assistindo e que astral está rolando então este negocio de números as vezes também acontece de eu fazer show para oitencentas, mil pessoas, duas mil pessoas como já fiz varias vezes e não tem a mesma energia de poucas pessoas isso ai oscila muito, o show depende da platéia e dependendo da quantidade do público.

BLOG: como surgiu a dobradinha Astro Brayner & Renato Piaba?

RP: a muitos anos atrás, Brayner comandando tudo, eu querendo vim pra cá, ele não me conhecia não botava fé foi assim, levamos anos nos paquerando até o dia que formamos de vez e daí pra cá já estou com Brayner muito mais de dez anos.

     
     

BLOG: eu sei que você está querendo ir almoçar mas vou te fazer perguntinhas rápidas por que eu sei quem é Renato Piaba e a gente tem até receio de determinadas coisas. Um ídolo.

RP: o que, meu ídolo, eu tenho vários, mas meu ídolo é na música no teatro, onde você quer (você quem escolhe), meu ídolo é meu pai.

BLOG: um time de coração.

RP: ai m eu filho é o bicampeão brasileiro o que tem duas estrelas, entendeu o que ganhou mais do que o Vitória, o que é a fera, entendeu, entendeu (Renato canta introdução do hino do Bahia) Bahia pôora eu tenho cara de urubu.

BLOG: eu forcei por que sabia que você ia dizer isto como é que você analisa hoje o Bahia dentro do campeonato brasileiro numa zona de risco

RP: uma merda, eu oh! É por que não largo aquela carniça ali eu vou ficar com aquela carniça na segunda, terceira ou quarta divisão, mas eu quero Marcelinho Guimarães e a gangue toda vá tudo se fuder, é tudo desgraçado, mas meu Bahia eu não largo não. Bahia meu irmão o cara que é Bahia é Bahia até morrer, jamais eu serei um vitória, um flamengo, Nossa Senhora, Deus é mais.

BLOG: quem é DEUS pra Piaba?

RP: DEUS, é toda forma de energia, DEUS é assim ou você está dentro ou está fora, eu tô dentro (interfiro Renato) ele volta e diz: fora é a escuridão.

BLOG: Renato queremos lhe agradecer, te desejar sucesso, muito mais sucesso do que você já tem feito e que você muito mais vezes a Jequié por que você já tem sua cadeira cativa na cidade.

RP: olha, você gostou da entrevista? Foi massa não foi? É mil reais, mentira parceiro (risos) eu to só brincando, quero dizer que foi muito esta forma de entrevista em que você não explorou meu lado engraçado, explorou meu lado pessoal e eu sabia que isso acontecer e é bom pra pessoas que agora tem esse conhecimento agora como é que eu sou, e é muito importante essa informação que você está levando, que as pessoas não conhecem este meu outro lado e também muito obrigado por fazer este veiculo acontecer para todos os meus fãs (interfiro e digo: e tem muita gente que só conhece Renato como Renato Piaba não sabe seu nome completo) agora pode saber por que eu estou solteiro moro em uma cobertura em Salvador se você é gata vá minha filha passar um final de semana pra você conhecer (interfiro outra vez: mas você pode levar pra França?), eu levo pra onde quiser minha filha, quem tem dinheiro faz a desgraça que quiser, fudido é que não leva pra lugar nenhum pô o cara que é quebrado meu irmão, pega uma gata daqui de Jequié quer ir pra praia vai levar pra onde? Vai levar pra Barra do Choça ou então ali pra pra (vozes Jitauna) como é mesmo o nome daquele lugar ali , não meu irmão sabe pra onde eu levo? Levo pra Noronha, não vai não minha filha?


OBS.: QUERO AGRADECER AO RENATO PIABA POR DISPOR DE TEMPO PARA CONCEDER ESTA ENTREVISTA, AOS EMPRESÁRIOS POR TEREM FACILITADO NOSSO TRABALHO E EM ESPECIAL AO NOSSO AMIGO O PRODUTOR ARTISTICO JEQUIÉENSE ASTRO BRAYNER POR TER LIBERADO ESTE NOSSO TRABALHO, AO PROPRIETÁRIO DO RESTAURANTE COSTELA NO VAPOR ONDE A ENTREVISTA FOI CONCEDIDA E AS FOTOS TIRADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário