segunda-feira, 28 de outubro de 2013

HPV: VACINA QUADRIVALENTE...

FONTE:  (www.bolsademulher.com).

Previna-se de um dos maiores causadores de câncer em mulheres. Eles também devem se cuidar.


   O câncer no colo do útero é um problema global. Seu causador, o vírus do papiloma humano, popularmente conhecido como HPV, é responsável por mais de 90% das verrugas genitais e considerado o segundo maior causador de câncer entre a população do sexo feminino, após o cigarro. Mas o problema tem solução: a vacina quadrivalente.

Apesar de ainda não ser distribuída no sistema de saúde pública, sua importância é, cada vez mais, confirmada. Durante o workshop "Vacinação contra HPV: atualização sobre a vacina quadrivalente", que aconteceu nesta quarta-feira, 6, na esfera do 14ª Congresso Mundial de Patologia Cervical e Colposcopia no Rio, especialistas no assunto falaram sobre o tema, além de discutirem a recém-aprovada indicação da vacina para homens pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os HPV são vírus capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Aproximadamente 600 milhões de pessoas no mundo estão afetadas com o HPV hoje. Com 100 tipos identificados, mais de 40 deles afetam a área genital de homens e mulheres. De acordo com Gonzalo Perez, Diretor Médico de Vacinas da Merck, nos Estados Unidos, 11,7% das mulheres não sabem que foram infectadas com HPV. "Além da área genital, hoje sabemos que eles também são causadores de câncer na amídala e na língua", disse. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus, além do câncer.
Segundo Perez, diariamente, cerca de 100 mulheres morrem de câncer no colo do útero na América Latina, 800 em todo o mundo. No Brasil, o número chega a 20 mil novos casos anualmente. O risco de infecção por HPV é maior em mulheres entre 15 e 45 anos. Daí a importância do tratamento. "A questão da doença é de extrema importante e devemos estar cientes de qualquer medida que possa diminuir o risco e a taxa de mortalidade na região da América Latina", acrescentou a Dra. Luisa Villa, Virologista do Instituto de HPV da Santa Casa de São Paulo e do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre Câncer. "A Vacina Quadrivalente foi aprovada em 124 países, uma aprovação feita em tempo recorde. Isso prova o benefício dela para a saúde humana", destacou. Apesar disso, ela ressalta que a aprovação não será eficaz caso não haja informação sobre o problema para a população.
A vacina Quadrivalente foi aprovada em 124 países, uma aprovação feita em tempo recorde

A falta de informação é uma barreira encontrada pelos especialistas para um maior alcance da imunização. "Os programas de vacinação são mais valorizados para recém-nascidos e crianças, e não jovens, que são o público alvo de imunização", explicou. "Vamos atingir o máximo de resultados se estivermos abertos a educação", acrescentou. Aliada ao exame Papa Nicolau, a Vacina Quadrivalente é o meio de controlar a doença mas, aliar sexo a meninas mais novas é uma barreira para os pais. "A percepção de que os filhos são muito jovens para tomar a vacina é equivocada", explicou. "Ela é aprovada para crianças a partir dos 9 anos de idade. Quanto mais cedo se imuniza, melhor". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário