quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O QUE É A SINEQUIA?...


FONTE: Mariana Bueno, Do Bolsa de Bebê (bebe.bolsademulher.com).

 São muitos os problemas que causam dificuldade para engravidar. Um deles, silencioso e pouco conhecido, é a sinequia uterina.

O que é sinequia uterina?
São aderências que se formam dentro do útero após manipulação cirúrgica, processos infecciosos uterinos ou até radioterapia. “É um problema comum em quem teve que se submeter a curetagem uterina, em qualquer idade, nos casos que tenha havido retenção da placenta e mola hidatiforme”, explica a ginecologista e obstetra Elza Almeida, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Sintomas de sinequia.
De acordo com a especialista, os sintomas variam dependendo do local em que houve a formação da sinequia. “Se o tecido se desenvolver no fundo do útero ou perto das trompas, a paciente pode não conseguir engravidar porque forma uma aderência entre as paredes do útero, impedindo o espermatozoide entrar na trompa. Se a sinequia se formar na região do útero perto do canal cervical, pode impedir que a menstruação saia, causando, além de infertilidade, intensas cólicas”, diz.
Histeroscopia: diagnóstico.

Ela explica que, hoje em dia, o problema é mais diagnosticado porque há métodos endoscópicos de avaliação da cavidade uterina, como por exemplo a histeroscopia, que possibilita uma avaliação visual. O diagnóstico pode ser feito também por histerossalpingografia, que injeta contraste dentro da cavidade uterina, que pode identificar uma silhueta da cavidade com falhas, sugerindo que está ocorrendo alguma obstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário