segunda-feira, 21 de outubro de 2013

REMÉDIOS NATURAIS PARA A SÍNDROME DE PERNAS INQUIETAS...


FONTE: Gislaine Rabelo (www.outramedicina.com).

     

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma desordem neurológica marcada pelo desejo incontrolável de mover as pernas, cruzando e descruzando numa alternância repetida.

Percebe-se os sintomas quando se está deitado, ou quando se permanece sentado por longos períodos de tempo.

Ocorre uma sensação de queimação, formigamento, dor, coceira ou “puxadas” sob a pele das pernas. Estes sintomas podem estender-se às coxas, pés, mãos e braços também.

A intensidade e a duração dos sintomas variam de pessoa para pessoa, mas mais de 50% dos casos acontece em pessoas que possuem histórico familiar desta condição. E também está associada a doenças crônicas, como diabetes, doença de Parkinson e insuficiência renal.

A obesidade e o excesso de gordura abdominal podem aumentar o risco desta síndrome, que pode estar ligada ao nível de dopamina existente no cérebro.

Influencia diretamente no descanso de quem a possui, resultando em privação do sono e insônia, o que acaba por contribuir para o desenvolvimento de uma série de outros problemas físicos e mentais.

O trato com remédios naturais pode ser mais eficaz se feito em paralelo com uma dieta, onde se deve excluir o consumo do álcool, da cafeína e do tabaco.

O exercício físico também é importante, pois vai amenizar a sensação de fadiga, e contribuir para uma boa noite de sono.

Para tratar a síndrome, deve-se aplicar uma compressa morna ou fria nas pernas, ou alternar a aplicação, com a compressa quente e fria. Ou tome um banho quente, massageando suavemente os músculos das pernas.

Pode-se recorrer também a técnicas de relaxamento, principalmente para reduzir o estresse causado pela síndrome das pernas inquietas. Inclua práticas de meditação na rotina diária.

A eficácia do tratamento implica na manutenção de níveis suficientes de cálcio e magnésio no corpo. Isso ajudará a manter músculos e nervos funcionando corretamente. Se for o caso, compre um multivitamínico, que deve ser tomado diariamente.

Certifique-se de que a alimentação é rica em ferro, já que a deficiência deste mineral pode originar, ou agravar os sintomas. Entre as fontes naturais de ferro estão o feijão, os vegetais folhosos verde escuro, nozes e sementes.

A terapia mais indicada para tratar este mal é a acupuntura, ou a massagem terapêutica feita na parte inferior do corpo. Com estas terapias, o tratamento deverá estar concluído em apenas algumas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário