FONTE: JULIA BORBA, DE BRASÍLIA (www1.folha.uol.com.br).
A velocidade da internet
móvel, acessada por celulares e tablets, não atingiu a meta estabelecida pela
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 7 dos 11 Estados avaliados
pela agência. O acompanhamento revela a qualidade da conexão durante o mês de
setembro.
A exigência da Anatel é para
que, em 95% dos acessos feitos por usuários, seja possível trafegar na rede com
uma velocidade instantânea (aquela percebida no momento da navegação) igual ou
superior a 20% da prometida em contrato.
Essa meta aumentará para 30%
a partir de novembro e para 40% em novembro do ano que vem.
Em São Paulo, Rio de Janeiro,
Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe esse limite mínimo não
foi atingido por uma ou mais operadoras.
No caso de São Paulo e do
Rio, a operadora que ficou abaixo da meta foi a TIM.
Em Alagoas e Sergipe, foi a
Oi que não cumpriu o percentual mínimo de entrega de velocidade. Em Santa
Catarina, o problema foi com a Vivo.
Na Bahia, a dificuldade em
atender os usuários se deu tanto na Oi quanto na Tim. No Espírito Santo, Tim e
Vivo ficaram abaixo do percentual mínimo.
No Distrito Federal, em Minas
Gerais, no Paraná e no Rio Grande do Sul, todas as operadoras conseguiram
atender aos parâmetros mínimos de qualidade.
OUTRO LADO.
Procurada pela reportagem, a
Tim informou que, diante dos resultados avaliados pela Anatel, "observou
oportunidades de melhoria em algumas localidades e está investindo
constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede".
A empresa também disse, por
meio de nota, que já foram verificados avanços na velocidade da conexão entre
agosto e setembro e que os resultados agora estão "bem próximos da
meta".
A Oi esclareceu que as
situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas "já foram
mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela
companhia".
A Claro disse que "pela
terceira vez consecutiva é a operadora que obteve o melhor desempenho nos
indicadores".
Para a Vivo, os resultados
divulgados pela Anatel mostram que houve melhora nos serviços da empresa em
relação aos meses anteriores. "As ações adotadas estão surtindo
efeito", diz a companhia em nota.
A empresa destacou ainda que
"outros ajustes estão sendo implantados" para melhorar o resultado
das próximas medições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário