quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SEXO NA GRAVIDEZ É SEGURO?...

FONTE:  Melina Cabral, Do Bolsa de Bebê (bebe.bolsademulher.com).

   Desde o primeiro dia da gestação o corpo da mulher começa a se transformar e receber sensações novas. Assim como a mente da futura mamãe. Tudo é novidade!
Nos primeiros meses, é comum sentir náuseas, dor nas costas, vômitos, cansaço e seios doloridos, e diante desse quadro, muitas mulheres podem perder a vontade de ter relação sexual com seu parceiro por medo de prejudicar a formação do bebê, por falta de vontade causada pela diminuição da libido ou até mesmo por vergonha do próprio corpo que está em formação.
“Para alguns casais a vontade de ter relação sexual muda na gestação. Na grande maioria das vezes, isso está relacionado ao psicológico e ao medo dos casais em prejudicar o bebê. Isso é errado, uma vez que o feto não é atingido pela prática. Pode ser feito em qualquer posição desde que a grávida se sinta confortável” afirma a ginecologista Cláudia Leitão.
Para a maioria dos homens, as mudanças trazidas pela gravidez são um novo estímulo para praticar o ato sexual. Os seios incham e surgem novas curvas no corpo da mulher, além de ela deixar de ser apenas a “mulher” e agora, passa a ser “mãe”, geradora de um ser. Todas essas mudanças mexem no psicológico do homem, o que pode fazê-lo ter mais desejo. “A gestação faz aumentar a vascularização da vulva, que fica mais edemaciada e úmida. Isso favorece o prazer tanto do homem quanto da mulher. Ser sexualmente ativo durante a gestação é saudável e aumenta o vinculo afetivo entre o casal”, explica a Dra. Tânia Valladares, ginecologista e obstetra.

O sexo só é proibido ou restrito em algumas situações como sangramentos durante a gestação, patologia obstétrica, deslocamento da placenta, risco de aborto, perda de líquido amniótico entre outros casos. “Em casos especiais o sexo acaba sendo contraindicado, mas se a mulher não está tendo nenhuma complicação durante a gestação não há porque evitá-lo” argumenta a ginecologista e obstetra Dra. Tânia Vasconcellos. Por isso, o acompanhamento com o médico é essencial para uma gestação ainda mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário