terça-feira, 22 de outubro de 2013

20% DA POPULAÇÃO EM IDADE REOPRODUTIVA TEM PROBLEMAS DE FERTILIDADE...

FONTE: (,  Melina Cabral (www.bolsademulher.com).

Consumo elevado de álcool, alimentação ruim e obesidade podem atrapalhar

      

A dificuldade para ter filhos é um dos grandes problemas de casais que tentam de forma natural e, mesmo assim, não conseguem engravidar. Muitas mulheres procuram ajuda de médicos e tentam alguns meios como a fertilização in Vitro e até mesmo a acupuntura para tentar engravidar.
Mas muitos mitos e verdades rodeiam o tema “fertilidade”. Será que tudo o que as pessoas falam realmente pode ser levado em conta? Muitas mulheres acabam acreditando em afirmações que nem sempre são verdadeiras e, por isso, a dificuldade de engravidar aumenta.
O especialista na área, Dr. Alberto Stein, esclarece alguns temas relacionados à fertilidade.
O uso de notebook no colo ou carregar celular no bolso pode prejudicar a fertilidade masculina?
VERDADE – O homem que usa frequentemente o notebook no colo pode ter alteração da qualidade dos espermatozoides.  O calor e a frequência das ondas emitidas dos aparelhos pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides. Da mesma forma, o uso do celular no bolso da calça com fone de ouvido pode também alterar as formas, aumentar a taxa de fragmentação do DNA espermático (estresse oxidativo), enfim mudar a qualidade deste sêmen  e  dificultar as chances deste casal de ter filhos.
É muito raro um casal, em idade fértil, ter dificuldade para ter filhos?
MITO – Estima-se que 20% da população em idade reprodutiva precisa de acompanhamento em um centro de reprodução humana. Além disso, 15% da população masculina sofre com problemas como a varicocele, dilatações das veias que causam interferência na formação do espermatozoide, a causa mais comum de infertilidade masculina.
Praticar muito esporte pode interferir na fertilidade?
VERDADE – Homens que praticam esporte com muita frequência e intensidade, como os triatletas, por exemplo, podem prejudicar a formação e qualidade dos  espermatozoides. As mulheres que se exercitam excessivamente param de menstruar, pois pode existir uma diminuição da produção hormonal e uma alteração, inclusive no ciclo menstrual, como, por exemplo, a ausência de menstruação. Esporte em excesso, portanto, pode prejudicar tanto o homem quanto a mulher.
O uso de álcool e outras drogas, mesmo quando realizado na adolescência, pode dificultar a fertilização?
VERDADE – A droga interfere diretamente na fertilidade, principalmente para os homens que registram uma redução da produção de espermatozoides. O tabagismo, por exemplo, antecipa em dois anos a idade da menopausa, por um aumento da deterioração da reserva ovariana.
Pessoas obesas têm maior dificuldade para engravidar?
VERDADE – O obeso por definição tem problema de metabolismo e, consequentemente, terá dificuldade de engravidar. A obesidade, em muitos casos, está associada a ovário policístico ou problemas da tireoide, bem como nos homens a diminuição da qualidade dos espermatozoides.
A alimentação interfere na fertilidade?
VERDADE – A reposição de vitaminas C e E, ácido fólico, zinco aos homens que desejam ter filhos pode estar associada a uma melhora da qualidade do sêmen. No caso da fertilidade feminina, existem alguns estudos mostrando que a falta de Vitaminas E e B podem associar-se com infertilidade. Por isso a boa dieta e uma adequada orientação nutricional podem ajudar em muitos casais que desejam gestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário