segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DENTISTA MOSTRA QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA SOFRE UM TRAUMA DENTÁRIO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

        
Traumatismos dentários  são muito comuns em crianças, principalmente após aprenderem a brincar com os coleguinhas, fazer estripulias, andar de bicicleta. E é nesta fase, de tanta energia, que o trauma dentário pode ocorrer. Segundo o dentista Henrique Taniguchi, o importante é não se desesperar quando acontecer uma dessas lesões, e buscar um dentista para que o caso possa ser avaliado e as primeiras medidas tomadas.

“Desde fraturas simples à perda definitiva do dente são considerados traumatismos. E em todos os casos, do dente de leite ao definitivo, é necessário uma atenção especial”, afirma o dentista Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP e sócio de CCO – Centro de Cirurgia Oral. “A maior parte das lesões são apenas superficiais e atingem tecidos de sustentação. No entanto, o atendimento clínico com um dentista deve ser imediato e prioritário e, se possível, realizado por um cirurgião-dentista, isso porque existem diversos tipos de traumas e para cada um deles uma conduta.”
Independente da dimensão da fratura, alguns passos são básicos. “Estanque todo o sangue com gazes, toalha ou gelo. Caso o dente quebre, guarde-o em um recipiente com soro ou leite, pois é possível reconstituir o pedaço perdido. Já se acontecer avulsão (quando o dente desprende da gengiva), tente reposicioná-lo no lugar, mas sem tocar na raiz. Se não for possível, apenas guarde o dente (também em um recipiente com soro ou leite) e busque o mais rápido possível um dentista para que o dente possa ser reimplantado, isso aumentará as chances de sucesso”, explica Dr. Henrique Taniguchi.

Após os cuidados imediatos, torna-se importante o acompanhamento clínico do dente que sofreu a lesão. Para dentes de leite, o período é entre 6 meses e 1 ano, e para dentes permanentes, por no mínimo 5 anos. Segundo o dentista do CCO – Centro de Cirurgia Oral, o acompanhamento  ajuda a prevenir complicações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário