segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EMPRESA INVESTE EM PRODUTOS PARA ALÉRGICOS...

FONTE: Marcela Lima - IG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Com a chegada da primavera, vêm também as alergias sazonais, típicas da época. Pessoas sensíveis ao pólen sofrem com tosse, espirros e outros sintomas. Assim, pensando no público que tem alergias sazonais e perenes (que duram o ano todo), as irmãs Sarah e Julinha Lazaretti investiram na segmentação de mercado e criaram a Alergoshop, loja especializada em produtos livres de componentes alergênicos que completa 20 anos.

Em 1993, Sarah sofria com a dificuldade para encontrar produtos que amenizassem os problemas respiratórios, dermatite atópica e alergias da 
filha. A alternativa era trazê-los de fora. A conta, é claro, ficava alta com a importação. A enfermeira obstetra percebeu uma oportunidade de negócio e decidiu aventurar-se em uma área desconhecida – o campo dos negócios. Hoje a empresária tem três lojas, faz vendas pela internet e desde o ano passado oferece a opção de franquia (uma loja já foi aberta).

De acordo com a sócia e diretora da empresa, Julinha Lazaretti, a linha Total Care, desenvolvida pela própria Alergoshop, composta por produtos para o cabelo, 
desodorantes e hidratantes corporais, é livre de 105 compostos químicos e de origem animal. A empresária conta que para desenvolver este segmento, foram necessários quatro anos de pesquisas feitas com a ajuda de alergologistas, farmacêuticos e cosmetólogos.

Por ser uma loja segmentada, foi preciso, com o passar do tempo, investir no aumento de produtos. Na loja, são vendidos preservativos sem látex, coletores menstruais, capas antiácaro, aparelhos de tratamento do ar (umidificadores, purificadores e desumificadores), máscaras para limpeza, por exemplo. Além desses produtos, a empresa conta com uma linha própria, composta por semijoias, maquiagens, cosméticos, esmaltes,
perfumes, acaricida, produtos de limpeza, protetor solar, roupas biofuncionais (vendidas somente nas lojas de São Paulo) e outros itens.

Para fabricar esses produtos 
exclusivos, a Alergoshop desenvolve a fórmula e manda para uma fábrica terceirizada, já que a empresa não tem uma linha de produção.

Vendas:

De acordo com Sarah Lazaretti os produtos mais vendidos são as capas antiácaro para colchão e travesseiro, cosméticos, os espaçadores (que melhoram a absorção de medicamentos em aerossol para asma) e acaricidas.
Sarah diz que a sazonalidade não tem tanta representatividade, mas que nos meses mais frios, de março a setembro, crescem os problemas respiratórios. 
Depois, no verão, os problemas de pele se agravam. Assim, alguns clientes necessitam comprar alguns produtos específicos.

O investimento no site também tem crescido. Segundo Sarah, as compras online correspondem a 20% das vendas no mês.
Na Alergoshop, “os clientes têm de 25 a 50 anos. Quem compra mais geralmente são as mães, que levam produtos pra elas mesmas e para os filhos”, conta a idealizadora. O público-alvo são as classes A e B.

Franquias: 
Para abrir uma franquia no modelo quiosque, o investimento inicial total é de R$ 113 mil; a taxa de franquia tem o valor de R$ 30 mil; o capital de giro é de R$ 25 mil; a média mensal de faturamento é de R$ 30 mil e a previsão de retorno é de 23 meses.


Já para abrir uma loja, o investimento inicial total é de R$ 181 mil; a taxa de franquia custa R$ 40 mil; o capital de giro é de R$ 30 mil; a média mensal de faturamento é de R$ 45 mil a R$ 65 mil e a previsão de retorno é de 36 meses.
Em ambos os investimentos, os royalties são de 14% sobre as compras e a taxa de propaganda é de 5% sobre as compras.

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