sexta-feira, 4 de março de 2016

PANCADAS NA CABEÇA SOFRIDAS POR ESPORTISTAS PODEM TRAZER SÉRIOS RISCOS...

FONTE: Estadão Conteúdo, TRIBUNA DA BAHIA.


O médico alerta que caso não haja um acompanhamento, podem trazer sérios riscos a saúde.

Tontura, perda temporária da memória, alucinações e depressão são alguns dos sintomas que alguns ex-atletas profissionais apresentam e que podem pode ser facilmente confundidos com mal de Alzheimer, mas segundo o médico Rodrigo Freitas, especializado em medicina esportiva, todos esses sintomas são característicos de quem sofre traumas repetitivos no crânio em esportes como boxe, mma, futebol e outros.

"O que muita gente pensa ser alzheimer ou alguma outra doença degenerativa, na verdade é uma patologia chamada encefolopatia traumática crônica. Ela acontece devido as pancadas recebidas repetidamente no crânio, ao qual chamamos de concussão e são comuns principalmente em esportes como luta e futebol".

É comum vermos jogadores de futebol sofrerem pancadas durante uma partida, serem avaliados rapidamente e logo voltarem a campo, mas o médico alerta que caso não haja um acompanhamento, podem trazer sérios riscos a saúde deles.

Um exemplo recente de casos como esse foi o volante da seleção alemã, Kramer, que na Copa do mundo em 2015, após levar uma pancada da cabeça ainda no primeiro tempo da decisão contra a Argentina o fez ter um branco na memória e não se recordar de nenhum momento daquela partida: "Pareceu uma pancada muito forte, até doeu um pouco assistir de novo. Quando aconteceu, não me dei conta disso, e apaguei em um instante.", disse o jogador em entrevista ao site da Fifa na época.

Doutor Rodrigo ainda salienta que: "É importante que nos esportes em que haja esses tipos de traumas, o atleta seja avaliado e acompanhado periodicamente para saber há alguma alteração a nível de coordenação ou perda de memória".

"Um homem entre gigantes".

Dr. Bennet Omalu, neuropatologista, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa e querida NFL.

Essa é a história do filme "Um homem entre gigantes" estrelado por Will Smith, que mostra a trajetória de um médico tentando mostrar para as pessoas as consequências na vida de um atleta de esportes com traumas e pancadas constantes na cabeça, mas poderia ser uma história real, pois diversos esportistas, após encerrarem a carreira apresentam problemas físicos e as vezes mentais sem que as pessoas saibam o motivo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário