quarta-feira, 6 de abril de 2016

ADOLESCENTE SE RECUSA A MEDIR SEU IMC NA ESCOLA E 'DÁ AULA' SOBRE ACEITAÇÃO DO CORPO...

FONTE: Redação/RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Uma estudante norte-americana de 14 anos, cuja identidade foi protegida, decidiu expor seus princípios durante uma aula ao dizer que 'o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma forma ultrapassada e imprecisa para medir a saúde'.

Alunos do oitavo ano de um colégio do ensino fundamental, em Indiana (EUA), foram convidados para medirem seus índices de massa corpórea, durante a aula de Educação Física. Por não concordar com o ato, a jovem escreveu uma carta explicando quais eram seus pontos de vista os diretores e professores da escola.

O cálculo é feito a partir da divisão do peso da pessoa pela altura ao quadrado, classificando diferentes níveis entre obesidade e magreza. Esse método coloca a menina na categoria de “obesa”, mesmo sabendo que ela é praticante assídua de atividade esportiva. Isso acontece porque o cálculo não distingue gordura de músculo.

"Como pode alguém que mantém a forma, come saudável e não corre o risco de ter doenças cardíacas e diabetes ser julgada por um cálculo?“, pergunta a adolescente, na carta que foi postada por um amigo da família no Facebook. "O IMC é um modo obsoleto de determinar a saúde do corpo de uma pessoa e é uma medição que não deve ser utilizada no ambiente escolar, onde os estudante já são poucos conscientes de si e sentem falta de confiança no próprio corpo", continuou.

Dando uma lição sobre os padrões que são impostos desde sempre para as pessoas, a garota pontuou: “O médico me assegurou que não estou acima do peso. Estou começando a amar meu corpo e não tenciono deixar que um cálculo estéril e obsoleto e um professor de ginástica me digam que sou obesa, porque eu não sou".

“Meu IMC não é da sua conta, porque ele e o meu corpo são perfeitos e bonitos do jeito que eles são”, conclui a menina.

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