quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DIOCESE CRUZ DAS ALMAS É CRIADA PELO PAPA FRANCISCO...

FONTE: Por Márcio Leão, Tribuna da Bahia, Salvador,  

A Diocese será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

Na manhã de ontem (22), o Papa Francisco criou a mais nova Diocese no Brasil. A cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, foi contemplada com território desmembrado da Arquidiocese de Salvador, erguendo o município a categoria de Diocese. Para o novo episcopado foi nomeado Dom Antonio Tourinho Neto, atual bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, estado de Pernambuco.
Dom Antônio Tourinho tem 53 anos e nasceu em Jequié. Estudou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi disposto sacerdote em 1990 e apropriado em sua diocese natal, onde desempenhou vários cargos. Foi também Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal do Regional Nordeste 3, Professor de Direito Canônico em Ilhéus e Feira de Santana, Coordenador regional das “Fazendas da Esperança”, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e Assessor eclesiástico de movimentos da Igreja.
A Diocese de Cruz das Almas será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara, 17 paróquias, 19 padres e oito diáconos. A instalação da nova diocese acontecerá no dia 28 de janeiro de 2018, às 10h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na Praça Senador Temistocles, Centro, com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’ Annielo, e do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. 

Ressaltando a importância da nova Diocese criada pelo Papa, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, comentou também sobre o crescimento local. “A cidade de Cruz das Almas foi escolhida por ser um grande polo cultural, universitário e comercial. Foi muito importante a escolha do município, porque vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia. E a partir de agora terá um bispo fixo morando lá, apesar de já ter outro, mas é auxiliar de Salvador”, falou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário