domingo, 28 de abril de 2019

MEIA MARATONA DE CIDADE ITALIANA GERA POLÊMICA AO EXCLUIR ATLETAS AFRICANOS...


FONTE:, em São Paulo, https://esporte.uol.com.br



Os organizadores da meia maratona de Trieste, na Itália, geraram grande polêmica na última sexta-feira (26), quando anunciaram a decisão de excluir os atletas africanos da competição, que acontece no próximo dia 5 de maio.

A alegação foi de que a medida seria uma forma de combater o "mercado de atletas", já que muitos são "explorados" por seus representantes.

"Queremos dar um importante gesto sobre a exploração dos atletas africanos por parte dos representantes, pois chegam mal pagos e tratados de forma indecente a respeito de seu real valor esportivo. Por isso, até que mudem uma série de coisas, só convidaremos atletas europeus", explicou Fábio Carini, presidente do comitê organizador em declaração à televisão pública italiana, RAI.

Como era de esperar, a decisão recebeu diversas críticas, inclusive do maior sindicato do país, que a chamou de "apartheid" e considerou a exclusão como algo "gravíssimo e sem justificativa".

"O simples fato de alguém ter pensado em levar isto adiante diz muito sobre o que está acontecendo atualmente na Itália. Chega de políticas que dividem e de racismo", publicou o sindicato em seu Twitter.

O Partido Democrata do Trieste também reprovou a medida, questionando a forma como os organizadores estão tentando denunciar a suposta exploração de atletas africanos.

"Há instrumentos para proteger estes atletas. Excluir todo um continente parece apenas uma decisão discriminatória e dá a entender que o problema é unicamente africano e que apenas atletas africanos são explorados", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário