FONTE: , Eduardo Nunes, https://www.msn.com/
Em pequenas doses, o estresse pode até fazer
bem para a sua saúde, pois é condição natural do ser humano, que nos ajuda
auxilia de situações de perigo. No entanto, quando está em grandes níveis,
causa muitos prejuízos, tanto ao corpo como para a alma.
Por isso, é necessário você ficar tranquilo e ciente de que terá algum nível de estresse. Respire fundo, pratique atividades físicas, mantenha o sono regulado e fique atento ao que come e ao que bebe para baixar esses níveis. Inclusive, existe uma lista aqui na SportLife contando 7 alimentos que vão te ajudar.
Cientes das causas muito prejudicais que o estresse tem ao organismo, separamos 4 delas para te alertar. Confira!
Aumenta em 27% as chances de você ter um ataque cardíaco, efeito parecido ao de fumar cinco cigarros por dia. O estresse crônico também reduz as chances de sobrevivência depois de um infarto.
Faz o cérebro encolher: Estudo mostrou que passar por um período estressante, como é, por exemplo, o divórcio, pode fazer o cérebro encolher, ao reduzir a matéria cinzenta, região cerebral ligada às emoções.
Piora a gripe: Sim, o estresse também deixa você doente. Literalmente. Pesquisas revelaram que ele tem impacto importante no sistema de defesa, fazendo, entre outras coisas, com que você fique ainda mais gripado. O cortisol, o hormônio secretado pelo corpo quando você está estressado, pode disparar processos inflamatórios, que fazem você ficar se sentindo ainda pior.
Pode afetar os seus genes: Os efeitos do estresse sobre o seu patrimônio genético podem ser passados de geração a geração, de acordo com estudo publicado na conceituada revista Science.
Uma dica importante para aliviar o estresse é sempre estar sorrindo. A contração dos músculos faciais aumentam o bombeamento de oxigênio ao corpo, elevando os níveis de energia e melhorando o humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário