sábado, 5 de outubro de 2013

CLUBES DO BRASILEIRÃO TORCEM PARA O ATLÉTICO-MG TER VAGA NA LIBERTADORES...

FONTE: Goal, TRIBUNA DA BAHIA.

       

Com o título do Campeonato Brasileiro praticamente definido para o Cruzeiro, as atenções dos clubes da parte de cima da tabela se voltam para as vagas da Copa Libertadores da América 2014. O nacional classifica quatro equipes para a competição continental, mas esse prêmio pode ir além do G4.

Antes da rodada deste meio de semana, a 25ª, a distância do grupo dos primeiros colocados era de seis pontos para o quinto. Agora, caiu pela metade. Mas a situação pode ser ainda mais interessante por dois motivos: o bom desempenho do Atlético-MG e a Copa do Brasil.

Atual campeão da Libertadores, o Galo já está classificado para a edição seguinte e, se terminar entre os quatro melhores do Brasileirão, permitirá que o 5º colocado do nacional vá para a principal competição do continente. E até o 6º colocado pode conseguir essa honraria, caso Grêmio, Botafogo ou Atlético-PR conquistem a vaga com o título da Copa do Brasil.

Atualmente, o Vitória seria o favorecido nesta combinação nada improvável, mas a disputa estaria totalmente em aberto, já que o 15º colocado, o Coritiba, está a apenas seis pontos do time baiano.

Em queda, Botafogo tenta quebrar jejum de 17 anos.
Dentre as equipes que estão no G4, o Botafogo é o mais “desesperado” para permanecer no grupo. O clube é o time grande que há mais tempo não disputa a principal competição continental.

Desde 1996, ano da última participação, o alvinegro carioca busca retornar à Libertadores. Neste período, equipes como Atlético-PR, São Caetano, Coritiba, 
Sport, Juventude, Paraná, Paulista, Paysandu e Santo André conseguiram jogar o torneio internacional.

Nos últimos 17 anos, o Fogão alternou maus momentos, como o rebaixamento para a Série B em 2002, com temporadas em que falhou na reta final das principais competições, como a derrota na decisão da Copa do Brasil (1999, contra o Juventude) e a perda de rendimento nas rodadas finais do Brasileirão (2008, 2010 e 2012). A meta agora, é conseguir 
administrar a vantagem de seis pontos na tabela do Brasileirão para acabar com esse jejum.

Paulistas lutam para evitar vexame.
Quem não quer quebrar um tabu é o estado de São Paulo. Desde 1998, sempre houve um clube paulista na Libertadores da América e 2014 pode encerrar essa sequência. Os times ainda lutam em três frentes para tentar as vagas. Ainda assim, a situação não é nada confortável.

Santos (7º) e Corinthians (9º) são equipes inconstantes no Campeonato Brasileiro, mas se credenciam na possibilidade “mais fácil”, que é na competição de pontos corridos. O Timão ainda está vivo na Copa do Brasil, mas somente empatou em casa na partida de ida das quartas de final com o Grêmio. Pela Sul-Americana, São Paulo e Ponte Preta seguem na disputa, mas os dois clubes têm como prioridade evitar o rebaixamento para a Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário