terça-feira, 26 de novembro de 2013

ANALGÉSICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS PODEM CAUSAR SÉRIAS COMPLICAÇÕES À SAÚDE...

FONTE:  Mariana Bueno  (www.bolsademulher.com).

Médica recomenda sempre procurar auxílio profissional.

    

Cólica, dor de cabeça, princípio de resfriado são apenas alguns exemplos de situações em que a maioria das pessoas recorre àqueles remédios comuns, que estão acostumadas a tomar, ou pede uma dica para as amigas que já passaram pelo problema. Se você costuma agir assim, saiba que não está sozinha. É o que mostra um estudo recente divulgado pelo Centro Multidisciplinar da Dor, no Rio de Janeiro: pelo menos metade dos pacientes fazem consultas informais na hora de tomar um medicamento e 40% repetem a mesma medicação prescrita em outras ocorrências. Mas esse hábito, de acordo com a médica Ana Carolina Cardoso, hepatologista da clínica HepatoScan, não só prejudica o nosso organismo, como também pode levar a sérias complicações, inclusive induzindo à morte. “A automedicação é a primeira opção de boa parte das pessoas. Muitos não procuram qualquer auxílio médico. É preciso entender que quase todos os fármacos fazem algum mal à saúde, por isso o médico prescreve a dose e a duração do tratamento”, explica.
As “farmácias em casa” constituem o mais preocupante fator do automedicamento e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 23% dos casos de intoxicações infantis são causadas pelo armazenamento incorreto de medicamentos pelos pacientes. “Como a maior parte dos remédios é processada pelo fígado, há casos recorrentes em que o paciente desenvolve um grave processo inflamatório (hepatite), reações alérgicas serias e até lesões avançadas, com o passar do tempo”, alerta a médica.
Ela ressalta que os principais causadores desse problemas são os analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, quando usados por conta própria. “O uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode causar lesões hepáticas graves e hemorragias digestivas seríssimas, enquanto o excesso de analgésicos pode acabar transformando dores pontuais, em crônicas”, alerta. E faz uma recomendação: “O ideal é que as pessoas que têm se automedicado com regularidade façam exames de rotina para verificação do fígado e órgãos como o intestino, o estômago e o coração”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário