domingo, 24 de novembro de 2013

CÂNCER DE PELE CHEGA A 25% DOS CASOS...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

FOTO CANCER

Pequenas manchas avermelhadas ou escuras de crescimento lento. Pintas que mudam de cor ou de formato, feridas que não cicatrizam. Esses sintomas, que à primeira vista parecem ter pouca gravidade, na verdade são os principais sinais do câncer de pele.  Apesar das campanhas de alertas, esse ainda é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Especialistas alertam que ações que à primeira vista podem parecer simples, como passar protetor solar todos os dias pela manhã, e evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios UVB e UVA, são fundamentais para evitar a doença.
De acordo com a dermatologista Anete Olivieri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Ela explica que existem três tipos: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Os dois primeiros representam 70% do total dos casos, porém o melanoma é o mais perigoso e com maior risco de morte já que pode causar metástase.

Entre as pessoas que correm mais risco de ter a doença, estão as de pele clara, olhos azuis ou verdes, e as que têm casos na família, com muitas pintas no corpo e que tiveram queimaduras solares antes dos 15 anos de idade. Há ainda o risco de surgir uma pinta no pé, que pode ser um sinal de melanoma, especialmente para quem tem a pele negra. Nesse caso, é bom procurar um médico para avaliar a necessidade de retirar a pinta.
 A gravidade do melanoma geralmente se dá por causa do diagnóstico tardio – se descoberto no início, há praticamente 100% de chances de cura. “Por isso, é importante observar e prestar atenção nas pintas do corpo – o melanoma cresce primeiro para os lados e, ao primeiro sinal disso, é bom procurar um médico para evitar que ele atinja a derme, camada mais profunda da pele. Caso isso aconteça, o câncer entra na corrente sanguínea e pode se alojar em qualquer órgão do corpo”, explicou a médica.

De acordo com o Inca, o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. No Brasil são mais de 120 mil casos novos por ano. Porém, se detectado no início, o câncer pode ser tratado cirurgicamente, mas em casos de metástase, o tratamento é sistêmico. Mesmo depois de tratado, no entanto, ele pode voltar.

Cuidados.
“É de extrema importância para a prevenção que as pessoas utilizem o filtro solar principalmente no verão. Outra alerta, é que ao perceber qualquer mancha na pele busque um dermatologista. Embora a incidência seja alta no Brasil, o diagnóstico precoce pode evitar danos mais sérios à saúde”, explicou.

A dermatologista explica que  usar protetor solar, evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h ainda é a forma mais eficaz de prevenção da doença. Quanto ao protetor correto, ela ressalta que  todos  são eficazes . Porém, são recomendados para crianças e pessoas com pele  clara os com fatores de proteção maior. O uso do protetor deve ser diário no rosto, colo e áreas expostas como braço e ombros.  Na praia os cuidados devem ser redobrados repetindo a aplicação a cada banho de mar, além do uso de óculos escuro e chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário