sexta-feira, 22 de novembro de 2013

VESTIBULAR DA UNEB TEM MAIS DE 160 CANDIDATOS POR VAGA EM MEDICINA...

FONTE: Amanda Palma (amanda.palma@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.


Eles vão disputar 4.429 vagas em 24 campi da instituição. O curso mais disputado é o de Medicina.
A disputa vai ser acirrada para 39.655 candidatos que vão fazer o vestibular 2014 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) — o maior do estado —, domingo e segunda. Eles vão disputar 4.429 vagas  em 24 campi da instituição.

O curso mais disputado é o de 
Medicina. As 30 vagas do primeiro semestre deste curso são as mais concorridas: 163,20 candidatos para cada uma. Para o segundo semestre, a concorrência ainda é grande: 97,20.

                

Sempre muito disputado, o curso de Direito tem concorrência de 59,02 candidatos/vaga. A disputa assusta a estudante Natália Santana. “Fiz algumas revisões na escola, estou lendo.  Estou fazendo também por ser estadual, mas estou achando difícil de passar por causa da concorrência”, conta.

O curso de Engenharia de Produção, que não figurava entre os mais disputados, agora aparece em quarto. “Teve aumento na procura pelo curso, que antes tinha uma concorrência razoável. A área de Engenharia, de um modo geral, está tendo uma procura grande”, explica a coordenadora do Centro de Processo Seletivo (CPS) da Uneb, Romilda Almeida. 

A estudante Amanda Lucas, 19 anos, prefere não saber com quantos vai disputar uma das 22 vagas para o curso de Letras com Língua Inglesa — e, assim, evitar paranoias. “Eu não gosto de olhar a concorrência antes, não. Prefiro ir fazer a prova sem saber disso”, diz. (Desculpe, Amanda,  mas nós temos que informar: a concorrência em seu curso é de 6,09 candidatos por vaga). 

Provas.
No domingo,  os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Ciências Humanas e fazer a prova de Redação. Ao todo, são 45 questões. Já na segunda, são quatro horas para responder às 40 questões de Matemática e Ciências da Natureza. O professor André Luis Santos aconselha  encarar a prova de forma interdisciplinar. “A questão de associar temas  é muito comum. 

Na Biologia, por exemplo, é muito trabalhada a tecnologia, já a Matemática trabalha com a proporção, a Geografia situa a tecnologia no espaço. É preciso pegar os temas atuais e fazer o link”, diz. Mas o lado psicológico também precisa de atenção. “Agora, dois dias antes da prova, a gente recomenda que o aluno não fique estressado para estudar. 

O conhecimento, o psicológico e a malícia, tudo tem que estar associado na prova. Se o aluno não estiver com o psicológico legal, pode dar o famoso branco; já se tiver psicologicamente bem e não tiver o conhecimento, até pode encontrar uma resposta difícil. É bom ficar tranquilo”, recomenda.

              

Programe-se: portões fecham às 7h50; prova começa às 8h.
Em Salvador, 27 escolas vão aplicar as provas. Já no interior do estado, 56 instituições vão receber os candidatos. Os portões serão abertos às 7h20 e serão fechados às 7h50 e a prova está marcada para 8h. A estudante Amanda Lucas, que mora na Vila Laura, já se organizou para o pai levá-la na escola onde vai fazer a prova, em Brotas. “Não dá para chegar atrasada e perder a prova, não é? Vou sair cedo pra não pegar engarrafamento”, afirma a estudante, que vai fazer o vestibular da Uneb pela primeira vez. 

Já Natália Santana, que tentará vaga em Direito, não teve a sorte de fazer o vestibular perto de casa. “Moro no Apipema e a escola fica no Costa Azul. Então, vou sair de casa o mais cedo possível”, garante. Para quem vai de ônibus, uma boa notícia: a Transalvador já informou que a frota deve operar com a capacidade máxima, assim como aconteceu nas provas do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário