FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
A operadora Claro foi a que
registrou o maior número de reclamações em julho, com 31 queixas por grupo de
mil usuários. A informação foi dada ontem (22), pela Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel), ao divulgar a avaliação trimestral do Plano
Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, de maio a
julho de 2013.
As demais operadoras registraram índices de
reclamação dentro da meta de dez reclamações: Vivo (10), Oi (9) e Tim (6).
Os principais motivos das
reclamações apresentadas contra as operadoras são cobrança, 25%; promoções, 14%;
serviços adicionais, 11%; cartão pré-pago, 11%; rede, 11%; atendimento, 7%;
área de cobertura, 4%; planos de serviço, 4%; habilitação, 4%.
Segundo a Anatel, as operadoras
realizaram até julho, 47% do total de R$ 31,8 bilhões em investimentos para o período de 2012 a 2014, previstos no Plano
Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. A Tim se
comprometeu com um valor maior de investimento, R$ 10,8 bilhões, sendo que o
valor inicial era R$ 9,5 bilhões.
A Oi já desembolsou 35% em relação ao total
previsto de 5,4 bilhões. A Claro se comprometeu em investir R$ 8,2 bilhões,
tendo realizado 51% até julho. A Vivo previu investir R$ 7,1 bilhões, e já
aplicou 55% do total. O restante do investimento ficou por conta da CTBC (R$ 36
milhões) e da Sercomtel (R$ 10 milhões) que executaram, respectivamente, 70% e
40% do investimento.
O investimento está voltado para
o aumento da capacidade das redes de
serviços, com a expectativa de uma possível migração de usuários para a rede
3G.
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