terça-feira, 26 de novembro de 2013

MAIS DE 2 MIL ALUNOS RECEBEM ÓCULOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

   A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Secretarias da Educação (SEC) e de Cultura (Secult), realiza nesta terça-feira (26), as 9h, a entrega de 2.379 óculos, que serão fornecidos aos alunos do Projeto  Olhar Brasil - Todos pela Alfabetização (Topa), Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e Programa Saúde na Escola (PSE).

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla irá participar do evento. A iniciativa é um marco da concretização da integralidade da atenção, com a dispensação dos óculos, encerrando um ciclo da necessidade de muitos alunos do Projeto Olhar Brasil, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que apresentavam dificuldades por uma visão limitada para os estudos e ações diárias. O evento será realizado no auditório da Secretaria da Educação, na 5ª Avenida, nº 550, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Projeto Olhar Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde, trouxe para Estados e Municípios o desafio de atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O Projeto visa contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.

Desde 2009, a Sesab disponibiliza atendimento oftalmológico aos alunos do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização/Projeto Brasil Alfabetizado, por meio da Estratégia Saúde em Movimento, que realiza regionalmente: consultas oftalmológicas, exames e quando necessário cirurgias de catarata. Do início da Estratégia até dezembro de 2012 foram realizados 48.057 atendimentos e dispensados 17.994 óculos aos alunos do Programa TOPA.

Consultas.
Em 2013, a Estratégia já realizou etapas nas Regiões de Saúde de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Porto Seguro e encontra-se em Itaberaba e Santo Antônio de Jesus. Estima-se que já foram realizadas mais de 2.500 consultas para alunos do TOPA e mais de 1.500 óculos prescritos.
Outro desafio foi iniciado em 2013 pela Secretaria Estadual da Saúde: a implantação da Estratégia Saúde em Movimento - Na Escola, levando aos municípios com adesão ao Projeto Estadual, o atendimento para os alunos de 07 a 14 anos do Ensino Fundamental de Escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola, que apresentaram alteração visual após triagem.

A Estratégia Saúde em Movimento já percorreu escolas das regiões de saúde de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Porto Seguro, atendendo de outubro à novembro de 2013, um total de 34 municípios e iniciando ainda em novembro o atendimento na Região de Vitória da Conquista com programação de atendimento para 14 municípios. Já foram realizados, aproximadamente, 9.500 atendimentos e prescritos 3.752 óculos para os alunos vinculados ao PSE.

O fornecimento de óculos para os alunos do Projeto Olhar Brasil, identificados na Estratégia com necessidade de correção visual, foi considerado pelo Governo Estadual como elemento importante para a promoção da integralidade da atenção aos alunos e para o processo de aprendizagem e qualidade de vida dos mesmos.
Desta forma, em 2013, a Ótica em Movimento, da Estratégia Saúde em Movimento passa a contar não apenas com as medições para a confecção dos óculos e entrega posterior, mas também com a fábrica de óculos que acompanha o atendimento Oftalmológico itinerante, fornecendo para aos alunos do TOPA os óculos monofocais com prescrição após consulta e realizando as medições dos óculos bifocais para entrega com 30 dias após a finalização da etapa. A Ótica em Movimento também acompanha as Etapas Municipais da Estratégia Saúde em Movimento – Na Escola, realizando as medições para confecção dos óculos dos alunos do Programa Saúde na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário