domingo, 13 de março de 2016

RESPIRAR É VIVER; APRENDA A RESPIRAR BEM E MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA...

FONTE: Estadão Conteúdo, TRIBUNA DA BAHIA.

Essa prática é uma das responsáveis pela nossa qualidade de vida e desenvolvimento de potencialidades.


Respirar é o ato vital que nos acompanha desde o momento em que nascemos. O ser humano é capaz de passar dias sem comer, horas sem beber líquido, mas não suporta alguns minutos sem respirar. Mesmo assim não damos à respiração a devida importância que ela merece.

Essa prática é uma das responsáveis pela nossa qualidade de vida e desenvolvimento de potencialidades, como a oxigenação do sangue, que é possível obter por meio de uma boa respiração.

Através da respiração consciente incrementamos vitalidade e energia ao nosso corpo, dominamos emoções e pensamentos, ampliamos nossos estados de consciência e nos tornamos mais lúcidos e assertivos

Na correria do dia a dia é muito comum respirarmos de forma automática, sem prestarmos atenção. Essa respiração, conhecida como neurovegetativa, não supre a demanda de energia e oxigênio necessários que nosso corpo carece.


É quando temos a sensação de cansaço, estresse, ficamos sem foco e disposição. Entramos em um ciclo vicioso e nosso corpo sente esse déficit de energia.

No Método DeRose trabalhamos a respiração como uma ferramenta catalisadora de um estilo de vida que conduz o praticante à alta performance em tudo que fizer: nos esportes, estudos, carreira, na vida afetiva ou familiar.

Para aprimorar a sua respiração vou lhe dar algumas dicas do que você pode treinar em casa:
? Deite-se de barriga para cima, inspire o alento com suavidade, sem fazer força e explore a sensação do toque do ar nas suas narinas (a nossa respiração será sempre nasal);

? Com as mãos sobre o abdômen, perceba a expansão desta musculatura. Imagine seu abdômen como uma bexiga se enchendo de ar (a respiração abdominal é responsável por 60% da nossa capacidade pulmonar);

? Faça uma breve retenção com os pulmões cheios e desfrute a percepção de ganho de energia;

? Expire de maneira sutil, sem pressa, observando novamente o tato do ar retornando pelos condutos respiratórios;

? Repita esses processos por várias vezes até sentir que este novo padrão respiratório foi incorporado com conforto.

Acima de tudo lembre-se: respirar é viver! Portanto, valorize a vida que passa constantemente pelas suas narinas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário