quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PESQUISA MOSTRA QUE 71% DOS NEGROS BRASILEIROS JÁ SOFRERAM COM RACISMO...


A grande maioria da população negra já foi vítima de alguma ofensa racial em algum momento de sua vida.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, sobre preconceito racial no Brasil, 108 milhões de brasileiros adultos (ou 68%) já presenciaram alguma cena de humilhação ou discriminação racial no último ano.

No entanto, poucos brasileiros reconhecem já terem sido racistas em algum momento da vida. Apenas 9% dos brasileiros concordam com a frase “em algum momento da vida já me referi a uma pessoa negra de forma pejorativa”.
No último ano, 71% dos negros no Brasil foram vítimas ou presenciaram alguma situação de racismo: 52% em sua rede social na internet; 36% em um local público; e 23% em um local de trabalho.
A grande maioria da população negra já foi vítima de alguma ofensa racial em algum momento de sua vida: 66% dos negros ouvidos pela pesquisa já ouviram a frase “Preto quando não C* na entrada C* na saída”; 51%, “... trabalho de preto”; 58%, “seu macaco”; 39% “volta para África”; 38%, “volta para senzala”; 72%, “o seu cabelo parece bombril”.
“Quando alguém chama outra pessoa de ‘macaco’, não está sendo engraçada, está sendo racista. Quando uma criança ouve isso, ela passa a reproduzir comportamentos racistas que fazem mal não só aos negros, mas a toda a sociedade brasileira”, alerta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
De acordo com a pesquisa, 89% dos negros brasileiros reconhecem já terem ouvido alguma dessas frases racistas ao menos uma vez em sua vida.
A seguir, o estudo aponta que 3 em cada 4 brasileiros negros já tiveram que defender sua opinião contra o racismo publicamente.
Segundo a pesquisa, a discriminação racial é uma realidade nas escolas brasileiras. 68% dos alunos do ensino médio já presenciaram casos de discriminação contra alunos negros em suas escolas. Os estudantes negros sofrem 4 vezes mais algum tipo de discriminação nas escolas do que alunos não negros
Os estudantes negros também presenciam mais casos de discriminação. 81% dos alunos negros já presenciaram casos de discriminação em suas escolas, contra 57% dos alunos brancos.
E os alunos negros se sentem mais inseguros dentro da escola: 56% dos alunos negros dizem não se sentir seguros dentro da sua escola, contra 41% dos alunos brancos.

Este estudo é fruto da análise integrada de duas pesquisas quantitativas nacionais e presenciais realizadas em 71 cidades de todo Brasil, entre setembro e outubro de 2017. Os entrevistados foram indivíduos da população brasileira com 16 anos ou mais (3.500 entrevistas) e estudantes brasileiros do ensino médio (1.500 entrevistas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário