quarta-feira, 28 de março de 2018

GOLPE NO WHATSAPP OFERECE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO 2018...


FONTE:  Leiajá, site parceiro do Leiamais.ba,https://leiamais.ba




Ataque promete 100 figurinhas do álbum oficial para roubar dados de usuários.


A empresa de segurança Kaspersky Lab emitiu um alerta, na terça-feira (27), sobre mais um golpe que está circulando pelo WhatsApp. Desta vez, os cibercriminosos prometem aos usuários um pacote de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia no mês de junho. Para ganhar o brinde, porém, a vítima precisa clicar num link malicioso. Até o momento, o ataque foi registrado apenas no Brasil.

Ao clicar no link recebido, o usuário tem acesso a um site para supostamente receber o brinde com 100 figurinhas para preencher seu álbum. Para isso, ele precisa responder um questionário, compartilhar a mensagem com seus contatos e ainda fornecer seus dados pessoas.

Segundo a Kaspersky Lab, a tática é usada para cadastrar o usuário em serviços premium sem ele estar consciente disto, ou simplesmente direcioná-lo para uma página com inúmeras propagandas. É com a exibição de anúncios que os cibercriminosos garantem a monetização do golpe.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, prevê que mais golpes com a temática devem surgir nos próximos meses. O especialista alerta ainda sobre outra tática usada pelos criminosos, que está relacionada ao aparecimento de ações promocionais realizadas por bancos e cartões de crédito, onde há sorteios de viagens e ingressos para os jogos.

"Em 2014, quando o campeonato aconteceu no Brasil, vimos os golpistas usarem essa tática muito antes da realização dos jogos. Mas nessa edição em específico, vimos que o tema não despertou muito interesse, o que fez com que esses golpes aparecessem de forma tardia", completa. As dicas para se proteger contra tais ameaças, segundo os especialistas, são simples.

O usuário deve estar sempre alerta e desconfiar de promoções e ofertas que oferecem brindes e outras vantagens, especialmente se elas chegarem via WhatsApp e e-mail. Outra boa dica é ter um antivírus instalado em seu smartphone ou computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário