quarta-feira, 3 de abril de 2019

COCÔ MARROM, VERDE VERMELHO OU PRETO: O QUE CADA UM DIZ SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA...






Muitos pais não percebem que a consistência e a cor das fezes das crianças são indicadores confiáveis sobre a saúde dos pequenos. Os responsáveis geralmente presumem que se elas fazem cocô diariamente não há com que se preocupar.

Ao contrário: monitorar as fezes do seu filho pode não ser nada divertido ou agradável, mas é uma maneira de perceber se a criança está com constipação, se há absorção correta dos nutrientes ao longo do processo de digestão e até a presença de doenças silenciosas.

Cocô da criança: o que é normal?
Existem cada vez mais pesquisas que relacionam o trânsito intestinal com problemas em outras partes do corpo, que se manifestam como sintomas de ansiedade, falta de apetite e até dificuldades para dormir.

Cocô marrom.
As fezes consideradas normais para as crianças devem sair facilmente, sem muito esforço ou dor. O cocô saudável é aquele marrom ou castanho, em forma tubular e com textura macia. Deve ser fácil de limpar e não haver muitos pedaços de comida não digeridas.

Quando as fezes da criança merecem atenção.
No caso de constipação, o cocô da criança tem aspecto duro ou sai em forma de bolinhas. Além disso, o pequeno precisa fazer uma força maior para evacuar – o que muitas vezes pode ser um processo doloroso.

Por outro lado, quando as fezes estão líquidas demais podem indicar infecções que trazem a diarreia como consequência. Em situações como esta, é preciso deixar a criança hidratada e, se a perda de líquidos pelas fezes não cessar em um ou dois dias, é preciso buscar a orientação de um pediatra.

Cocô verde, preto ou vermelho.
Se a criança estiver fazendo cocô em tonalidade verde ou vermelha é preciso estar atento. É claro que o pequeno pode ter ingerido alimentos esverdeados, como o espinafre, ou avermelhados, como beterraba, por exemplo. Mas, por outro lado, este “cocô colorido” também pode indicar problemas de saúde.

As fezes esverdeadas pode ser uma indicação de obstrução do ducto biliar ou sensibilidade a algum alimento, como a lactose. Já o cocô preto ou vermelho escuro é sinal de sangramento no trato gastrointestinal. Ao notar essas mudanças incomuns na cor ou consistência do cocô do pequeno, não hesite em procurar auxílio médico para uma avaliação mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário