terça-feira, 23 de março de 2021

ATIVIDADES COMO FUTEBOL, CORRIDA E DANÇA PODEM AUMENTAR A LONGEVIDADE...

FONTE:, https://extra.globo.com/


A prática frequente de exercícios físicos intensos são capazes de aumentar a longevidade. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista “Jama Internal Medicine’’. Práticas como futebol e corrida, por exemplo, são excelentes para serem incluídas na rotina, segundo o professor Leandro Rezende, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), que coordenou a pesquisa.

— O que vimos no nosso estudo foi que incluir exercícios vigorosos na prática semanal está associado à redução de mortalidade. Na comparação com adultos que realizaram apenas atividades moderadas, aqueles que fazem metade ou 75% de atividade vigorosa do total da semana tiveram 17% de redução da mortalidade em geral, que inclui entre diferentes causas a mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer — afirmou Leandro para Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp.

No artigo publicado no “Jama’’, o professor contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Wuhan (China), Universidade de Santiago do Chile (Chile) e da Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Espanha).

— Nadar, dançar, pedalar em uma velocidade mais alta, correr e praticar esportes como futebol, handebol e boxe são atividades vigorosas, que correspondem a mais de 7 unidades de equivalente metabólico — indica Rezende, detalhando os resultados do estudo:

— Adultos que praticavam alguma atividade física apresentavam menor mortalidade (comparado com quem nunca deixou de ser sedentário). Não importa se a atividade é moderada ou vigorosa. Só que a magnitude dessa redução da mortalidade é maior para atividade vigorosa que para atividades moderadas. Esses resultados corroboram as últimas recomendações da OMS para atividade física.

Na análise dos que realizaram pelo menos alguma atividade física durante a semana, os pesquisadores calcularam a porcentagem de exercícios vigorosos e moderados na prática semanal.

— Um indivíduo que faz 75 minutos de atividade física vigorosa realiza o equivalente a 150 minutos de atividade moderada — diz Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário