quarta-feira, 31 de março de 2021

JOVEM COM DEFICIÊNCIA VISUAL CELEBRA NOTA DE 940 EM REDAÇÃO DO ENEM, NO PIAUÍ...

FONTE:, https://extra.globo.com/


Uma jovem de 18 anos com deficiência visual comemora ter tirado 940 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Moradora do povoado Baixia, a 37 km da cidade de Pimenteiras (PI), Maria Gabriella Silva Santos conta que seu objetivo é estudar Direito em uma universidade federal.

“Como moro na zona rural e um pouco distante da escola, eu tive que fazer meu próprio cronograma, mas tenho como base os estudos da escola e tudo que aprendi lá”, diz ela em um comunicado divulgado pelo governo do Piauí na terça-feira, dia 30.

Maria Gabriella atribui sua nota alta na redação ao plano de estudo individual que desenvolveu durante a pandemia, que impôs ensino remoto a estudantes em várias partes do mundo.

A jovem, que concluiu o ensino médio em 2019, percorria cerca de seis quilômetros para chegar à escola estadual CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera. Na instituição, diz ter encontrado o apoio inclusivo de que precisava.

Um de seus professores, Adonias Pedrosa, descreveu Maria Gabriella como uma "aluna dedicada e muito curiosa", que "sonha muito alto" e era conhecida por tirar boas notas.

Mãe da jovem, Joana Darc dos Santos Silva contou ter sido a primeira professora da filha. Ela é formada na área de educação e se especializou em Educação Especial.

“Devido às dificuldades que passei quando ela começou a estudar, eu tive que me capacitar e hoje sou formada em Pedagogia e tenho especialização em Educação Especial e ajudo outras pessoas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário